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BARRA DO PIRAÍ E O PADRÃO DO ENSINO PÚBLICO

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Na próxima quarta-feira, dia 13 de abril de 2022, será realizado na Secretaria de Educação de Barra do Pirai, das 13 hrs às 19 hrs, o Fórum Municipal de Educação, organizado e coordenado pela Vereadora Kátia Miki.

O cidadão terá à sua disposição o adequado espaço para se fazer ouvir e informar ao sistema o que espera do ensino público barrense.

O evento é excelente oportunidade para influenciar na recuperação do nível, especialmente porque o padrão de ensino está aquém da expectativa, tanto no Estado, quanto no município.

Vivemos em um mundo globalizado, cada vez mais competitivo e inovativo, em constante e acelerada evolução tecnológica a exigir criatividade, domínio e proficiência no exercício das funções. A resultante de todos estes fatores é o ambiente cada vez mais sofisticado e conhecimento dependente. A essência é o conhecimento.

O ensino, veículo de transmissão do conhecimento e a mais eficiente ação inclusiva, é disponibilizado pelo Estado com a finalidade de preparar cidadãos, mas na qualidade de usuário, preocupa acessar diagnósticos que, via de regra, têm revelado constante queda nos resultados do ensino público.

Recente artigo de Fernando Schüler, na Revista Veja, mostrou o crítico desempenho do ensino no mais desenvolvido Estado da Federação.

Em 2021, o número de alunos no Estado de São Paulo terminando o ensino médio com conhecimento adequado em matemática não conseguiu alcançar 4%. Mostrou ainda que o conhecimento do aluno terminando o 3º ano do ensino médio é comparável ao do estudante do 7º ano do ensino fundamental.

Consultando os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019, verificou também que a proporção de alunos do 3º ano com conhecimento adequado de matemática alcançava 5,2% nas escolas públicas, contra 41,3% nas escolas privadas.

Fatos ancorados em números precários confirmam ineficácia do modelo e evidenciam a contínua decadência do ensino público.

Informações como estas assustam, revelam crítico cenário, não nos permitindo fantasiar que o atual sistema de ensino público atende aos anseios do brasileiro.

Entre as diversas causas detectadas para a deficiência no ensino, sobressaem corporativismo, obsolescência do modelo, limitado domínio da gestão, omissão do usuário (ou de seus representantes) e avaliações não representativas.

Preocupa, ainda, a possível contaminação do ensino fundamental pelo insuficiente desempenho do ensino médio. Fraco ensino médio reduz os requisitos do ensino fundamental, desencadeando perigoso círculo vicioso.

Do outro lado do balcão e real motivadora do processo de ensino, a demanda do usuário é determinante para elevar o nível do ensino públicoAmbientes mais exigentes constroem círculo virtuoso, impondo pessoas preparadas e competitivas, consequência de escolas públicas bem administradas, com exclusivo foco no aluno.

Estaria o barrense satisfeito com os resultados apresentados pelo sistema de ensino público?

Somente ele é capaz de responder e, para isso, deveria se manifestar no Fórum Municipal de Educação e poderia até se utilizar do IDEB 2019 (último disponível).

Com base neste indicador, o ensino barrense obteve o índice 4,20, posicionando Barra do Pirai no 70º lugar (de um total de 92 municípios) ou, em outras palavras, na liderança dos 23 municípios com mais fraco desempenho no ensino público fluminense.

Ao entregar resultado incompatível com o requerido padrão de qualidade para conhecimento e competitividade, o ensino público barrense aciona o alerta geral pelo risco que passa a oferecer ao futuro do município.

Neste cenário, é fundamental a participação do cidadão no Fórum Municipal da Educação. Não custa lembrar que a omissão do usuário (ou de seus representantes) é uma das principais causas da decadência que estamos assistindo no ensino público.

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais; Diretor da LASB Consultoria – [email protected]

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