SAÚDE
Como reconhecer dificuldades auditivas em crianças
Em cada mil crianças, cinco podem ter deficiência auditiva; Especialista alerta para os sinais e como funciona o tratamento.
Os dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) indicaram que a cada mil crianças nascidas no Brasil, em média, três a cinco possuem deficiência auditiva. Para os adultos esse número é maior, cerca de 5,8 milhões de brasileiros enfrentam algum grau de surdez.
Identificar problemas auditivos em crianças é fundamental para o desenvolvimento saudável da linguagem e comunicação. A audiologista Ariane Gonçalves, da clínica AudioFisa Aparelhos Auditivos e autora do livro “Descomplicando a Perda Auditiva”, aponta sinais comuns que os pais devem observar para detectar possíveis dificuldades auditivas em seus filhos.
Para diagnosticar problemas de audição em crianças, a especialista recomenda testes específicos, como o Teste da Orelhinha (Emissões Otoacústicas) e a Audiometria Infantil. Para isso, é fundamental que os recém-nascidos sejam submetidos ao Teste da Orelhinha logo após o nascimento.