- PUBLICIDADE -

A TEORIA SUPERA A PRÁTICA?

- PUBLICIDADE -

POLÍTICA & NEGÓCIOS

ARTIGOS

Hélio Mendes

A TEORIA SUPERA A PRÁTICA?

Vivemos a época do conhecimento, do capital intelectual. Mas, de onde vem o conteúdo? É uma questão a ser debatida. Até que ponto a teoria supera a prática? Dos mosteiros à primeira universidade, criada em 1150  em Bolonha, na Itália, aos nossos dias, o que mudou?

No Brasil ainda discutimos escolas sem ideologia.

O polêmico filósofo Olavo de Carvalho defende que a questão da ideologia não é o fato de ela existir ou não, mas sim existir apenas uma. Nisso, concordamos com ele. Não há crescimento sem debates.

Do conflito entre tese e antítese, temos a síntese. Não podemos acreditar que existe apenas uma cor, até porque a mesma cor é percebida de formas diferentes por diversas pessoas. E as teses têm perdido a validade em pouco tempo.

Hoje assistimos, com certo ceticismo, à história se repetindo: as universidades recheadas de livros e alunos se abastecendo nas redes sociais, onde 70% são dados fake.

As empresas criando universidades corporativas, com visão setorial e pouco global.

Na área da Administração, há um vai e vem entre generalistas e especialistas. Não se percebe uma busca por conceitos universais.

Há fatos muito interessantes: nem sempre os que conseguem sucesso no mundo são os que possuem mais diplomas – não que estes não sejam importantes, mas é algo que acontece.

Há uma distância entre o conhecimento e a prática. Sempre existiu, porém, é pouco questionada. Temos que ser mais conclusivos, porque tem aumentado a distância entre a teoria e a prática, ou melhor, entre a teoria e a realidade.

Hélio Mendes é Diretor Presidente do Instituto Latino.
Professor e Consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública.
http://www.institutolatino.com.br

www.revistadiaria.com.br

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas