Empty hospital ward with heart rate monitor and bed
- PUBLICIDADE -
Levantamento sobre desempenho hospitalar realizado pela empresa global de pesquisa Statista, baseado em enquete online aplicada no período de maio a julho de 2025, e recentemente divulgado pela revista Newsweek, mostra a participação de vinte e dois hospitais brasileiros entre os melhores do mundo, dos quais dezessete são instituições privadas e cinco são públicas.
O resultado reflete dados de acreditação e certificações, bem como de recomendações de profissionais.
Dentre os hospitais privados estão um de Belo Horizonte (Mater Dei Hospital Santo Agostinho), um de Curitiba (Hospital Infantil Pequeno Príncipe), um de Porto Alegre (Hospital Moinhos de Vento), um do Rio de Janeiro (Hospítal Pró-Cardíaco) e treze localizados no Estado de São Paulo, a maioria deles na capital.
Na área pública, dos hospitais selecionados todos são do Estado de São Paulo, sendo quatro localizados na capital e um em Campinas (Hospital das Clínicas da Unicamp).
Chama a atenção a já esperada supremacia de hospitais particulares, registrando a maior e melhor qualificação das instituições privadas sobre as públicas. Diferenças significativas a envolver gestão, governança, acreditação, capacitação e meritocracia.
A seguir, surge o Estado de São Paulo como maior símbolo de qualidade na assistência hospitalar. O levantamento demonstra que, seja a instituição privada ou pública, o ambiente de desenvolvimento econômico, a contínua busca pela excelência e o mais elevado nível de exigência da população fazem do Estado de São Paulo o involuntário garantidor da distinção na assistência hospitalar.
Resta claro que, atualmente, dois são os fatores a fazer a diferença na qualidade da assistência hospitalar no Brasil: gestão privada e Estado de São Paulo.
O perfil da qualificação hospitalar brasileira é revelador e instigante.
REVISTA DIÁRIA | www.revistadiaria.com.br | contatorevistadiaria@gmail.com