![]()
A CRESCENTE DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA III
A divulgação nesta quarta-feira, 25 de junho, da pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas confirma o que já se sabe há algum tempo: a avaliação do Governo Lula III vem apresentando sistemática queda na sua aprovação.
A pesquisa entrevistou 2020 eleitores por todo o país, em 162 municípios no período de 18 a 22 de junho de 2025.
A fotografia atual divulgada pela pesquisa, mostra rejeição por 56,7% dos brasileiros e uma aprovação por 39,8% dos pesquisados.
Contudo, avaliando a performance do Governo Lula III ao longo do tempo, percebe-se que, a partir do primeiro ano de mandato, a maioria da população brasileira já enxergava o desempenho do governo como ruim ou péssimo.
DESEMPENHO DO GOVERNO LULA III AO LONGO DO MANDATO

Com doze meses de mandato, a avaliação ruim/péssima passou a superar a avaliação ótimo/bom. A partir daí o desempenho do Governo só fez despencar, segundo avaliação do eleitor brasileiro, chegando ao estágio atual ruim/péssimo aproximando-se da faixa de 50%.
Esse desastroso desempenho, sem dúvida, impulsionou a desaprovação popular.
DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA III AO LONGO DO MANDATO

Em que pese ter obtido relevante aprovação em agosto de 2023 (oito meses de mandato), o governo perdeu performance e já no primeiro ano (janeiro de 2024) amargou empate entre aprovação e desaprovação e, a partir daí, a rejeição se acelerou, chegando a junho de 2025 (dois anos e meio de mandato) com quase 60% (56,7%) de desaprovação.
Somente eleitores da região Nordeste aprovam o Governo Lula III, ainda que por margem estreita, enquanto todas as outras regiões do país o desaprovam.
O resultado não surpreende.
As decisões governamentais, especialmente na área econômica, chamando a atenção para o perigoso descontrole nas despesas, têm se mostrado equivocadas, exigindo, por exemplo, manutenção de elevada taxa de juros. Apoio a governos totalitários, além das arestas não mitigadas com o setor agronegócio, esteio da economia e do comércio exterior nacional, contribuíram para essa responsável avaliação popular.
