Geopolítica é uma disciplina da Geografia e das Ciências Sociais, mas deveria ser a principal nos cursos de Administração, pois, sem ela, as empresas correm o risco de permanecer por tempos no mercado e ver apenas a folha, sem perceber a floresta.
É importante, na hora de instalar uma empresa ou buscar novos mercados, ter conhecimento da Geopolítica, porque isso transcende a visão tradicional do setor, encampando tanto o aspecto físico como o espaço – cada espaço é único, tem a sua história, os seus valores. Como exemplo, podemos citar aspectos como o clima: se é um estado, um país, tropical ou temperado, que influência isso terá nos negócios?
A maioria desconhece até o significado da Geopolítica. Alguns percebem o aspecto terrestre; outros, os políticos, mas ela fornece visões e valores diferentes, para a Antropologia, a Sociologia, as Ciências Políticas, determinando o norte para empresas e países. É visível quando analisamos no Brasil a situação dos estados litorâneos, onde o mar permite atividades comerciais e de lazer diferentes dos estados que estão no interior.
Só é possível construir um planejamento sustentável, conhecendo de Geopolítica. Ela não apenas fornece uma visão de mundo ampla, mas molda o pensamento estratégico, permite-nos fazer uma conexão entre onde estamos, como estamos e para onde queremos ir.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] www.institutolatino.com.br