ARTIGO
A IMPORTÂNCIA DO PLEITO BARRENSE DE 2024
Com o início da corrida eleitoral, o pleito barrense de 2024 requer uma reflexão sobre a relação entre eleitores, candidaturas e os partidos políticos do município.
Avaliando os resultados das últimas três eleições municipais, alterações significativas podem ser percebidas, tanto nas escolhas quanto na participação do barrense nos pleitos.
O atual prefeito de Barra do Piraí perdeu, em 2012, as eleições municipais conquistando 32% dos votos válidos. Venceu em 2016, conquistando 41% dos votos válidos e se reelegeu, em 2020, com 47%, quase a metade dos votos válidos. Entre as eleições de 2012 e 2020, o atual prefeito agregou 20% de eleitores.
A oposição, no mesmo período, viu seu capital eleitoral se reduzir em 12 mil votos, o que representou perda de 34,5% de eleitores.
Contudo, a maior variação eleitoral não ocorreu na situação, nem na oposição, mas na abstenção.
Nos últimos oito anos, a abstenção ganhou 7 mil votos, o que representou crescimento de 62%, alcançou a marca de 19 mil votos e corre o risco de se eleger futuramente. A pandemia certamente colaborou para a abstenção em 2020, mas provavelmente não foi a causa principal.
O que faz o eleitor preferir ficar em casa e pagar multa, a participar da seleção do prefeito municipal e se recusar a contribuir para a definição do futuro de seu município? Ceticismo? Desconfiança?Desesperança? Seja o que for, a acelerada evolução dessa desistência preocupa ao ameaçar a representatividade dos próximos pleitos barrenses.
A ocorrência de eleitos representando a menor parte dos eleitores, por renúncia da maioria, caminha para um perigoso descompromisso, para um estranho comportamento como se o barrense desistisse de Barra do Piraí.
Considerando que no processo eleitoral o cidadão atua por reação, somente as organizações políticas do município são capazes de reverter essa nociva tendência, sob pena de serem surpreendidas por desconfortável derrota para a abstenção, esse inesperado candidato avulso.
Por Luiz Bittencourt | Revista Diária
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
SUGESTÃO DE LEITURA: Eleições e os distritos de Barra do Piraí.