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A marca Barra do Piraí.

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G
estão e tecnologia têm o irresistível poder de construir ou destruir marcas.

Por Luiz Bittencourt

Diversas marcas poderosas, como Blockbuster, Kodak, Xerox, Nokia, IBM, Polaroid, Odebrecht, Atari e tantas outras encolheram ou simplesmente desapareceram do mercado por má gestão, corrupção ou desprezo por inovação.
Assistimos, nos últimos dias, o escandaloso caso da Americanasgate com rombo contábil inicialmente divulgado de R$ 20 bilhões, ampliado para R$ 43 bilhões no pedido de recuperação judicial, e que vem provocando devastador estrago na marca Lojas Americanas.
Num piscar de olhos, a empresa viu seu valor despencar de R$ 10,8 bilhões para R$ 640 milhões, perda equivalente a 94% de seu valor, e o desastre ainda se estende para o desemprego e calote em credores, envolvendo bancos, funcionários, fornecedores e acionistas. Falência não saiu do radar e a marca está irremediavelmente comprometida.

A movimentação midiática em torno do caso que envolve empresa poderosa nos leva a refletir sobre a marca Barra do Piraí. 

A marca de um município é a identidade que o diferencia de seus pares, concorrentes ou nãotransmite qualidade, ética, responsabilidade social e progresso, entre outros atributos vitais para seu crescimento econômico e social.
A história mostra que menos de meio século a marca Barra do Piraí representava produção (indústria metalúrgica, indústria alimentícia, indústria química e agropecuária), comércio dinâmico, atendimento hospitalar (cirurgia), educação competitiva, logística com ferrovia, feira de negócios (exposição agropecuária) e evento popular (carnaval), impondo Barra como referência econômica em toda a região.
Sabemos todos, porém, que a Terra gira, reformulando contextos e conceitos.
Passado o período de cinco décadas, em que foi transformada a marca Barra do Piraí e o que ela passou a representar?

A marca se expandiu, adaptou-se, agregou valor?

Em que pese ser um tema nada popular, provavelmente por isso negligenciado, agora, sob holofotes do Americanasgate, ele chama a atenção e pode ser avaliado pelos barrenses, se houver interesse, e ponderado pelos potenciais candidatos a prefeito do município.
Lembremo-nos de que no frigir dos ovos, a marca de um município, da mesma forma que seu destino, repercute as ambições e as atitudes de seus habitantes.

 

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.

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