A performance econômica do município tem sido divulgada por algumas de nossas análises, com fortes repercussões na área social, impacto confirmado pelo ranking de progresso social dos municípios brasileiros de 2024, publicado nessa última semana.
O Índice de Progresso Social – IPS divulgado ultrapassa os paradigmas econômicos e avalia a qualidade de vida da população. O modelo utilizado no IPS é amplo e analisa desempenho de diversos fatores, abrangendo inclusão social, educação, conhecimento, saúde, água e saneamento, meio ambiente, segurança, moradia e outros que afetam o bem estar, os objetivos e as expectativas do cidadão.
Considerando a região Sul-Fluminense composta por Barra do Piraí, Barra Mansa, Piraí, Resende, Valença e Volta Redonda, a liderança na qualidade de vida da região foi conquistada pelo município de Resende, que obteve nota 64,02 em máximo de 100. Barra do Piraí, por sua vez, alcançou 57,46 pontos, o que lhe reservou o último lugar na qualidade de vida da região.
Entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados, a qualidade de vida disponibilizada por Barra do Piraí a colocou em 3.080º lugar.
Nesse levantamento, dois foram os fatores críticos que mais contribuíram para a derrubada da qualidade de vida do barrense: inclusão social e oportunidade (ou, mais propriamente, a falta de ambos), reflexos imediatos da performance econômica do município.
Exercendo visão otimista, a baixo desempenho econômico e social de Barra do Piraí acaba por oferecer generoso espaço para alavancar a qualidade de vida do barrense.
Em outro resultado da área econômica publicado nessa semana, as exportações de produtos barrenses no primeiro semestre de 2024 foram suficientes para colocar o município em último lugar nessa mesma região Sul-Fluminense. A participação barrense foi tão limitada (US$ 344 mil), que corresponde a 0,1% do total exportado pela região, impedindo o resultado ser estampado no gráfico.
EXPORTAÇÕES DE ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL-FLUMINENSE
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024
Exportar significa emprego, que, além de dignidade, significa salário, que significa consumo, que significa arrecadação. Porém, para exportar é preciso produzir.
Impulsionar a qualidade de vida do município, comprometida pelo desempenho econômico, exigirá não somente capacidade analítica, mas especialmente expertise e criatividade das equipes técnicas que alicerçam os pré-candidatos barrenses.
Administrar Barra do Piraí se mostra missão cada vez mais desafiadora.
Por: Luiz Bittencourt:
SUGESTÃO DE LEITURA: DIFICULDADES BARRENSES NÃO SÃO INTRANSPONÍVEIS