- PUBLICIDADE -

ACESSIBILIDADE COM REQUINTE

- PUBLICIDADE -

HOTEL FLEX UNIVERSAL

Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios. De acordo com o Art. 11 do Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004, “a construção, reforma ou ampliação de edificações de uso público ou coletivo, ou a mudança de destinação para estes tipos de edificação, deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Acessibilidade é o direito de ir e vir de todos. Pensando nisso, abrimos espaço dedicado ao tema e, para nos assessorar, fomos buscar um especialista: o arquiteto brasiliense Leandro Giordano que é o diretor técnico do RehaB Saúde e Acessibilidade.

Giordano – cerca de 25 anos dedicando-se a causa das pessoas com deficiência e com passagem pelos escritórios de Oscar Niemeyer e Sergio Bernardes – nesta edição comentará a acessibilidade em hotéis.  De acordo com Leandro Giordano, “na concepção de uma edificação e mesmo em seu interior, existem critérios e parâmetros técnicos que devem ser observados no âmbito de projeto, instalação e adaptação, para promover a acessibilidade e maior independência e comodidade aos usuários”.

A Norma ABNT 9050, da qual o arquiteto faz  parte de sua revisão, visa direcionar o atendimento às necessidades da maior quantidade de pessoas e, também, a particularidade de cada usuário, para que este possa, independentemente de sua idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, utilizar de maneira autônoma e segura o ambiente, a edificação, o mobiliário e os equipamentos urbanos.

Conclui o arquiteto: “espaços que vierem a ser projetados, construídos, montados ou implantados, bem como reformados ou ampliados, devem atender ao disposto nessa norma, para que possam ser considerados acessíveis”.

FLEX UNIVERSAL

 

Hospedar-se num quarto de hotel com adequações necessárias ao atendimento da acessibilidade ainda é, por parte de alguns hospedes, motivo de preconceito ou mesmo supertição. Algumas unidades são comparadadas a um ambiente “hospitalar”.

Pensando nisso, Leandro Giordano sugere soluções que eliminam de vez tais diferenças. Ele nos apresenta a solução  “flex universal”, na área de hotelaria. Nela, as adequações necessárias à acessibilidade são colocadas e retiradas, como exemplo, enquanto o hóspede faz o seu check in, tornando uma unidade acessível ou não, de acordo com a necessidade do hóspede.

Assim, são disponibilizadas com muito pouco investimento, unidades totalmente acessíveis com flexibilidade e rapidez. Destacamos, dentre outras adequações, banheiro flex universal com barras de apoio e cadeira de banho e outro sem estes acessórios.

Duchas, prateleiras, toalheiros e saboneteiras sāo removíveis e reposicionados, tanto vertical quanto horizontalmente.

O REHAB fica no endereço CLS 213 Bloco D, tels: (61) 3445.3009 – 32454581 em Brasília-DF

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas