ACORDE! A CONCORRÊNCIA ESTÁ COM O FOCO NO FUTURO
Em 1994, dois professores de Gerência Estratégica Internacional, Gary Hamel e C. K. Prahalad, publicaram o livro “Competindo pelo Futuro”. Tivemos oportunidade de conhecê-los em um dos seminários da HSM, em São Paulo.
Para os que focam apenas o presente a fim de gerenciar seus negócios, pode parecer um livro de ficção, mas os autores foram pragmáticos e à frente do seu tempo. A cada dia o que prescreveram tem-se tornado realidade. Vamos comentar alguns pontos do livro, o qual vai continuar atualizado por um bom tempo.
Pontos aprovativos de “Competindo pelo Futuro”, que podem acordar muitos empresários:
– é necessário dar mais ênfase à regeneração de estratégia do que aos processos, porque ela é que define o modelo dos negócios;
– mais importante transformar o setor do que a sua organização, porque é dele que vêm as mudanças;
– competir pela participação nas oportunidades é mais importante do que competir pelo mercado;
– chegar primeiro no futuro, moldando o setor, e não buscando ter uma estrutura de acordo com setor existente;
– competir para a liderança de competências essenciais, e não de produtos, porque elas é que criam setores e novos produtos.
Para que isso aconteça é necessário acordar, deixar de ser conduzido por fornecedores e clientes que já têm esta cultura, a de estar sempre um passo à frente, ou seja, que já estão competindo no e pelo futuro.
Assim, torna-se imprescindível sair da rotina, adotar o Planejamento Reverso, que traz a visão, os objetivos e as metas de todos os níveis da organização para o presente – porque a tecnologia, o conhecimento essencial que será utilizado no futuro já se encontram à disposição das organizações.