Amazônia, 60% do território brasileiro
Dê uma olhada no mapa e veja a grandeza da Amazônia para o Brasil. Sem ela, não desfrutaríamos a importância que temos hoje.
Entretanto, boa parte dos brasileiros desconhece a maior floresta tropical do mundo, a nossa floresta amazônica – como desconhece também as dificuldades e o custo de a manter para nós e para o planeta.
Ela é reserva para quase tudo, indo do minério às plantas medicinais e aos três fatores estratégicos dos próximos séculos, que são energia, água e comida, produzida de forma sustentável pelo Agronegócio da região.
A riqueza da Amazônia tem atraído interesses diversos, dos nossos concorrentes e até de clientes e, por falta de conhecimento pleno de ambientalistas, alguns dentre esses últimos ignoram a história dessa notável floresta brasileira e o que significou cuidar dela até o momento, enquanto a maioria dos países do mundo não conseguiu manter nem mesmo pequenas áreas.
Quando falamos em cuidar, temos que destacar os grandes responsáveis: o Exército brasileiro; os indígenas; o Agronegócio, que contribui para modernizar a região e criar uma economia sustentável; os grupos religiosos e as ONGs, que atuam na busca da paz.
Porém, em todos os meios existem os que não pensam na integração, mas sim em criar desarmonia.
O importante é que a floresta está preservada e com práticas econômicas sustentáveis, e onde tem mato, tem incêndio – quem não sabe disso é porque nunca deixou a área urbana.
O que é impossível evitar são as queimadas e os desmatamentos criminosos, os quais infelizmente existem, e só não acontecem nos países que não preservaram suas florestas.
Outro fator positivo: vivemos em harmonia com os países vizinhos, algo que não acontece em outros continentes; temos orgulho de ser brasileiros e sul-americanos.
Vemos as críticas a essa parte do território, até aquelas sem sentido, como positivas, pois isso permite corrigir e assim aumentar o cuidado que a grande floresta brasileira exige, cada dia com novos projetos para integrá-la às demais áreas do País.
Todo brasileiro deveria conhecer ou estudar essa bela região e captar o sentimento de amor dos seus conterrâneos que ali vivem.
É um enorme desafio proteger a maior floresta tropical do mundo, algo que temos realizado. Quando olharem o mapa-múndi, vão ter orgulho. Dê uma olhada no mapa.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br