ARTIGO
AS CAPIVARAS DO LAGO PARANOÁ
O Lago Paranoá, localizado em Brasília, é um ecossistema rico em biodiversidade, onde a convivência entre a fauna e a flora se revela de forma fascinante.
Não tem como contemplar o Lago Paranoá sem se deparar com habitantes emblemáticos dessa região, que são as capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), o maior roedor do mundo, símbolo da fauna local.
As capivaras são frequentemente vistas às margens do Lago Paranoá, onde encontram um habitat ideal. Esses animais são semi-aquáticos, o que significa que dependem tanto de ambientes aquáticos quanto terrestres.
O lago proporciona alimento em forma de vegetação aquática e um espaço seguro para se refugiar de predadores.
As capivaras são sociais e costumam viver em grupos, o que favorece a observação de seu comportamento interativo e curioso. Elas desempenham um papel importante no ecossistema, ajudando a controlar a vegetação aquática e servindo de presa para predadores como jacarés e aves de rapina.
Eu sou suspeita em falar das capivaras. São muito fofas. A vontade é de levar para casa!!
Matéria publicada no Lindekin: https://www.linkedin.com/in/daniella-brenny/
Daniella Brenny é graduada em Tecnologia em Meio Ambiente pelo CEFET/RJ. Consultora e Gestora de Projetos há mais de 20 anos. Sócia e Diretora da DT Ambiental, coordenou projetos de usinas hidrelétricas, aeroportos, rodovias, hidrovias, parques solares e eólicos.
Email: [email protected] – [email protected]
Reprodução: Revista Diária | Aluizio Torrecillas
SUGESTÃO DE LEITURA
O FUTURO DAS CONSULTORIAS NO MUNDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL