As cooperativas têm alma, por serem formadas por cooperados, esse é o grande diferencial. Pessoas que cultivam os mesmos valores e princípios, uma mistura de amizade e negócios que contagia funcionários, fornecedores e prestadores de serviços, um entrelaçamento que não se encontra em nenhum outro modelo de negócio.
Posso afirmar com segurança, por ser consultor, cooperado e produtor, que as cooperativas têm alma, porque os cooperados têm alto grau de pertencimento e comprometimento, elemento que coloca uma cooperativa em patamar diferente das empresas “Ltda.” e até das multinacionais.
Por que alma? Porque nas cooperativas há valores da alma, ou seja, não são só os móveis, os produtos, mas há um sentimento de grandeza, de qualidades morais e de amizades que transcende a matéria, que torna o ambiente diferente daqueles de outras organizações.
O produtor e os funcionários se relacionam de forma diversa, sentem-se donos, e o mais interessante: o sentimento de associativismo reconhece a importância da competitividade e que ela não pertence ao Estado, por vivermos em um país democrático, onde o governo também é deles.
Nas cooperativas não há diferença entre o pequeno e o grande produtor, não há competição interna, e fora delas, pratica-se o livre mercado, a competição. Diferente do chinês, que vive num local onde tudo pertence ao Estado, ou melhor, ao partido.
A cooperativa pertence ao produtor, e o sentimento forte de coletivo convive bem com a liberdade individual dentro e fora dali. Ao contrário das multidões, que não respondem pelas suas decisões, por agir de forma inconsciente, as decisões dos cooperados acontece de forma consciente e responsável.
Nas pequenas e médias cidades as cooperativas são o principal referencial, não apenas econômico, mas social e ambiental. São um espelho para as demais atividades, principalmente para os jovens.
As diretorias priorizam fortalecer a união, criar sinergia, com foco nas propriedades dos cooperados. Nas cooperativas as pessoas se reúnem para realizar o seus sonhos, o que nos leva afirmar, mais uma vez, que elas têm alma.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected]