- PUBLICIDADE -

Avaliação de desempenho e participação nos lucros das empresas.

- PUBLICIDADE -

 

Este é um dos itens mais polêmicos e difíceis nas corporações, principalmente nas que ainda não possuem equipes de alto desempenho. Algo que sempre é postergado e tem comprometido os resultados das empresas, porque, para se ter equipe eficaz, é necessário premiar os colaboradores quando atingem as metas relacionadas aos objetivos  estratégicos e aos lucros obtidos.
Um bom exemplo são os times de futebol profissional: sabem que grandes salários e mordomias não são suficientes para ganhar o campeonato, ou mesmo para se manter na primeira divisão. É indispensável o tradicional “bicho”, até para os melhores jogadores do mundo.
No contexto do mercado, clientes e fornecedores merecem também participar de alguma forma do prêmio pela vitória – os clientes, pela fidelidade, e os fornecedores, pela qualidade ou por volume. É essencial ter a cultura do ganha-ganha e adotá-la com todos do seu ecossistema.
Os profissionais devem receber mais quando vão além do esperado, e o bom cliente, pela fidelização. As pessoas que vão além, para continuar fazendo, têm que participar dos benefícios extras do acontecimento para o qual contribuíram. O sucesso precisa ser dividido, para ser permanente.
Algumas empresas ainda não reconhecem essa prática, algumas a realizam de forma parcial. Quando dão prêmios apenas às lideranças, cometem um grande equívoco, porque não há líder sem uma boa equipe e boa equipe sem um bom líder. É imprescindível beneficiar tanto o líder como a equipe, quando conseguem o que foi projetado.
O reconhecimento, o ganha-ganha garante a sustentabilidade, indispensável principalmente quando as vidas das corporações estão diminuídas. A frase popular nunca foi tão verdadeira: “não existe almoço de graça”. Se querem bom desempenho, dividam a vitória com quem contribuiu.

 

Hélio Mendes

Hélio Mendes – Consultor de empresas, foi secretário na área de planejamento e meio ambiente da cidade de Uberlândia/MG; é professor em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG e membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, em Brasília.


 

[email protected]
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas