- PUBLICIDADE -

BARRA DO PIRAÍ APOSTOU NA RENOVAÇÃO POLÍTICA

- PUBLICIDADE -

BARRA DO PIRAÍ APOSTOU NA RENOVAÇÃO POLÍTICA

Há décadas Barra do Piraí não experimentava uma eleição municipal tão disputada.

Motivos não faltaram. O mais importante deles foi a insatisfação de grande parte da população com a forma e, principalmente, com o atual conteúdo administrativo.

A discrepância gerada entre administração e população provocou reações e, como era de se esperar, estimulou dois competitivos candidatos oposicionistas a se engajarem na disputa. Três candidatos, um da situação e dois da oposição, dominaram as atenções do eleitor e juntos conquistaram 97% dos votos válidos.

Sem surpreender, o eleitor barrense escolheu a oposicionista Katia Miki, com 36% dos votos válidos, ficando em segundo lugar o candidato Dione, representante do atual Prefeito, com 31% dos votos válidos, e em terceiro lugar o oposicionista Delegado Furtado com 30% dos votos válidos.

A conquista, pela oposição, de 66% dos votos válidos revela, com clareza, que a maior parte da população barrense já havia decidido substituir a atual administração. Consequentemente, a efetiva disputa ocorreu entre os dois candidatos da oposição.

Parece-me que a escolha de Katia Miki foi motivada não somente pelo ostensivo apoio político garantidor de suas propostas, especialmente nas áreas de saúde e de abastecimento de água, mas também por ter sido eleita vereadora pela primeira vez em 2020, o que ainda a faz significar renovação, e principalmente pela incomum performance que imprimiu nessa sua passagem pela Câmara de Vereadores, reincorporando representatividade à Casa Legislativa. Há, portanto, na escolha do barrense um inconsciente componente de renovação e de meritocracia.

O barrense também promoveu uma renovação de quase 50% na Câmara de Vereadores. Cinco dos onze vereadores foram eleitos pela primeira vez

A coligação que apoiou a Prefeita eleita colocou 2 vereadores entre os onze mais votados, o que, em princípio, poderia sinalizar ambiente hostil na próxima legislatura, não fosse a infinita flexibilidade que governa as Casas Legislativas.

Foram mais votados para a Câmara de Vereadores de Barra do Piraí dois candidatos do Solidariedade, dois do PL, dois do MDB, dois do PRD, um do PP, um do Cidadania e um do AGIR.

Finalizando, o elevado grau de competitividade desse pleito, ainda que interrompendo o vertiginoso crescimento das abstenções, revelou-se insuficiente para resgatar o interesse de grande contingente de eleitores.

ABSTENÇÕES EM BARRA DO PIRAÍ

 

 

A discreta redução obtida nas abstenções permitiu-lhe alcançar 18.156 eleitores, 156 eleitores a mais do que os eleitores da chapa vencedora, o que representa um quarto do eleitorado barrense a se manter indiferente ao destino do município (Barra do Piraí possui 70.814 eleitores).

A opção do barrense pela renovação sugere à classe política de Barra do Piraí uma profunda revisão de seus objetivos, com especial atenção para representatividade e participação popular.

 

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais

 

 

 LEIA MAIS :    NOVOS ARES PARA BARRA DO PIRAÍ

NOVOS ARES PARA BARRA DO PIRAÍ

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas