- PUBLICIDADE -

BARRA DO PIRAÍ E O DESEMPREGO NO 1º TRIMESTRE

- PUBLICIDADE -

 

O ano de 2023 brasileiro começou com imprevisibilidade, incerteza e insegurança jurídica que juntas desestabilizaram o ambiente econômico, pressionando o emprego.
A taxa de desemprego, que apresentava consistente queda, sofreu emblemática inflexão no primeiro trimestre de 2023 e restabeleceu a perda de postos de trabalho.

EVOLUÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL

Fonte IBGE
860 mil pessoas perderam o emprego no primeiro trimestre de 2023, levando a população desocupada a alcançar 9,4 milhões de pessoas, enquanto 97,8 milhões de pessoas estão ocupadas.
A perda de postos de trabalho se generalizou no país e Barra do Piraí participou dessa perda, mesmo que discretamente.
Segundo informações do CAGED/IBGE e organizadas pelo site Caravela, no primeiro trimestre de 2023, Barra do Piraí efetuou 101 demissões a mais do que admissões. Houve avanço comparando com o primeiro trimestre de 2022, quando o número de demissões superou em 289 o de admissões, mas os resultados insistem em permanecer na região negativa, entregando redução na oferta de emprego.
Entretanto, o ambiente de negócios barrense estimulou a abertura de 75 novas empresas, nos primeiros quatro meses de 2023, aliviando parcialmente a tensão causada pelo desemprego, ainda que o fomento tenha sido modesto para o padrão regional, pois corresponde à 22% do realizado por Volta Redonda e à metade do obtido por Resende e por Barra Mansa.
A conjuntura nacional traz o emprego para o centro das atenções.

 

Luz Bittencourt
Luiz Bittencourt

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.

_______________________________________________________________

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas