Encerrado o primeiro turno das eleições gerais de 2022, temos à disposição os números representativos dos desempenhos dos candidatos a Deputado Federal que possuem relação com Barra do Pirai.
Barra participou dessas eleições com seis candidatos à Câmara Federal, entre eles dois vereadores, dois ex-vereadores e um candidato não barrense, apoiado pelo Prefeito municipal.
Nenhum deles logrou êxito no desafio, mas aproveitaram a oportunidade e apresentaram ao eleitorado suas ideias e propostas.
Não resta dúvida de que a performance desses candidatos vai subsidiar e orientar a organização política para as eleições municipais de 2024, cuja articulação provavelmente já começou.
Considerando somente os votos conquistados nos limites do município de Barra do Pirai, o candidato não barrense, apoiado pelo Prefeito, obteve 7.235 votos, enquanto os candidatos barrenses alcançaram, juntos, 18.413 votos, representando em média 3.682 votos por candidato.
O potencial competitivo de cada candidato se expressa nos votos conquistados.
– Vereador Pedrinho ADL (Republicanos) – 5.691votos
– Ex-vereador Cristiano Almeida (Solidariedade) – 4.307 votos
– Vereadora Kátia Miki (Cidadania) – 4.210 votos
– Ex-vereador Cezinha do Mercado (Patriota) – 2.985 votos
– Flávio Horta (PRTB) – 1.220 votos
– TOTAL – 18.413 votos (Média – 3.682 votos)
– Jorge Esteves (PROS) – 7.235 votos
Observa-se, inicialmente, o relevante poder eleitoral do Prefeito municipal que, nesse pleito, transferiu para seu candidato o dobro dos votos obtidos, em média, por cada candidato barrense.
Em segundo lugar, percebe-se com nitidez que, considerando os candidatos barrenses como um grupo, a relação se inverte e o conjunto por eles formado representa duas vezes e meia o alcance do apoio oficial.
Essa é uma importante alternativa para a estruturação eleitoral de 2024, especialmente porque o próximo pleito municipal exigirá complexa transferência de votos.
O agrupamento sugerido pelos votos recém conquistados mostra que o tratamento coletivo da candidatura, com foco no crescimento econômico do município, pode ser determinante.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.