BARRA DO PIRAÍ E SEU ENIGMA
Qual seria o motivo da decadência econômica de Barra do Pirai? Os barrenses já tentaram decifrar esse enigma?
Não há dúvida de que esse resultado é única e exclusivamente consequência de políticas públicas (ou ausência de) mal formuladas pelos administradores municipais.
Além disso, é preciso ter consciência de que a penúria do município não tem causa na atual administração, mas é decorrente de um processo corrompido, instalado há décadas em Barra do Piraí. Façam um levantamento e verificarão que, há muitos anos, os destinos da cidade foram entregues a políticos profissionais, locais ou não, que competiam entre si em uma espécie de confraria, selecionados pelos partidos políticos de acordo com seus secretíssimos interesses. E os retrocessos econômicos e sociais se reforçavam.
Não é de hoje que esse círculo vicioso se mantém, aprofundando a deterioração do município, consequência, principalmente, da omissão dos munícipes que cotidianamente lavam as mãos e fazem questão de não participar do que chamam de sujeira. Essa indiferença deixa espaços, convenientemente ocupados pelos fiéis representantes dos partidos políticos e a sujeira se eterniza.
Estamos no primeiro ano de uma nova legislatura e, se a inépcia do barrense for mantida, em quatro anos Barra do Piraí presenciará a repetição da repetição da repetição…
Contudo, se a oferta do município está satisfazendo a maioria da população, melhor manter a atitude e aguardar a boa vontade do acaso.
Mas, se há percepção de que o futuro que se apresenta não é o desejado, a precaução sugere ativar o modo participação organizada, não se esquecendo de que o desastroso histórico barrense é devido aos políticos profissionais que desperdiçaram suas oportunidades.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
REVISTA DIÁRIA
BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, INTERNACIONAL, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, CIDADE, GASTRONOMIA,BELEZA, SOCIEDADE, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO