- PUBLICIDADE -

BARRA DO PIRAÍ, IBGE E SANEAMENTO BÁSICO

- PUBLICIDADE -

    ARTIGO      

BARRA DO PIRAÍ, IBGE E SANEAMENTO BÁSICO

Barra do Piraí está passando por uma fase trágica, submetida que foi a uma chuva destruidora que culminou com a perda de parte de uma família, desalojou diversas pessoas e promoveu o caos por todo o município. Um desastre natural que, além da imensa tristeza e do resgate solidário, inundou a cidade de lama, afetando drasticamente o saneamento básico municipal (abastecimento de água, coleta de lixo, etc.).

Por coincidência, no mesmo dia do acidente climático em Barra do Piraí, foi divulgado pelo IBGE um diagnóstico do acesso a saneamento básico nos municípios brasileiros.

Isoladamente, os resultados barrenses, 97,9% dos moradores possuindo acesso a água adequada, 83,2% dos moradores tendo acesso a descarte adequado de esgoto (rede de coleta ou fossa) e 98% dos moradores tendo acesso a coleta de lixo, sugerem elevado padrão de atendimento. Traduzindo em número de habitantes, o diagnóstico nos mostra a realidade, onde cerca de 2 mil barrenses não acessam água adequada, cerca de 6 mil moradores não possuem descarte adequado de esgoto e 1.800 barrenses não acessam coleta de lixo.

Para o século XXI, a performance barrense claudica.

Ao considerar, porém, que os municípios fazem parte de uma região, todos competindo entre si, o levantamento do ambiente regional abrangendo os municípios de Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral e Barra do Piraí, revela Barra do Piraí, novamente, com o mais fraco desempenho.

No abastecimento de água adequada, todos os outros municípios apresentam atendimento acima de 99% (Barra do Piraí não chega a 98%). Em acesso a esgotos adequados, somente Barra Mansa revela performance mais baixa, com 83% (Barra com 83,2%), e na coleta de lixo, somente Piraí apresenta idêntico desempenho, 98%, com todos os outros municípios entregando acima de 99,4%.

Desnecessário emitir alerta sobre as inúmeras vantagens do saneamento básico, especialmente na prevenção de doenças e na qualidade de vida. Todos sabemos de seus benefícios.

Contudo, o desafio do município não se esgota em esforços para atender todos os barrenses com saneamento básico, mas se estende também por ganhos de eficiência operacional nos três sistemas (abastecimento de água, coleta de lixo e descarte adequado de esgoto).

Publicado por: Luiz  Bittencourt | Revista Diária

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
REVISTA DIÁRIA | [email protected]

SUGESTÃO DE LEITURA: Barra do Piraí e o início esclarecedor de 2024

BARRA DO PIRAÍ E O INÍCIO ESCLARECEDOR DE 2024

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas