Temos insistido em escrever artigos sobre estratégia, equipes e lideranças, porque em todos esses anos de consultoria utilizamos grande parte do nosso tempo analisando o porquê do sucesso e do fracasso das empresas, e isso nos levou a nos dedicarmos a esses três temas.
O mais importante é o da liderança, em razão de não haver boas equipes e estratégias sem um bom líder. Embora os empresários reconheçam esse fato, a maioria não o tem levado tão a sério como devia – o que explica haver poucas empresas excelentes.
Há vários motivos para não dar ao assunto “liderança” a relevância que merece, mas, por mais absurdo que pareça, o principal é que muitas pessoas ocupantes de cargos de chefia não são líderes. Têm receio de ser substituídas – e ser líder exige compartilhar sucesso. Estudos demonstram que verdadeiros líderes são humildes, determinados, disciplinados e destemidos, pensam nas pessoas em primeiro lugar, não adotam uma prática apenas porque outras organizações o fazem e não aceitam que a empresa seja apenas boa, tem que ser excelente.
Recentemente, como fazemos todos os anos, demos um livro de presente a nossos clientes e a alguns amigos. Uma dessas obras foi MBA da vida real, da celebridade no campo de liderança Jack Welch, que conseguiu atrair os olhares da grande mídia.
Temos nas pequenas e médias organizações lideranças que não aparecem, mas conseguem fazer a diferença. Classificamos de fato como boas lideranças, as que destacam suas empresas nos setores em que atuam; ou conseguem, em época de crise, superá-la, quando a maioria prefere ficar justificando, por ser mais cômodo do que criar boas estratégias e formar equipes.
Acreditamos que o mais desejado é distinguir-se, criando uma visão inspiradora, sendo um bom profissional, em vez de se esconder atrás de desculpas. Boas lideranças fazem a diferença, promovem o crescimento da companhia, veem as ameaças como oportunidades, não aceitam que sua empresa seja apenas mais uma no mercado, não têm medo de enfrentar grandes concorrências e de quebrar paradigmas.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. e-mail: [email protected] – www.institutolatino.com.br