Paraná Pesquisas divulgou levantamento para eleição presidencial, realizado com 1.540 entrevistas no Distrito Federal, revelando liderança do Presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores da capital federal.
Em pesquisa estimulada, a polarização se confirmou com Bolsonaro alcançando 41% das intenções de voto, reflexo de 60% dos entrevistados terem avaliado a administração federal como regular, boa ou ótima.
Ex-presidente Lula (PT) registra 32% de intenção de voto.
Todas as outras vias (3ª, 4ª, 5ª e assim por diante) registraram juntas apenas 14% ou seja, atingem apenas um terço das intenções alcançadas pelo líder Bolsonaro.
Para o GDF, a Pesquisa Real Time Big Data divulgou na última quarta-feira a liderança do Governador Ibaneis Rocha (MDB) em todos os cenários pesquisados.
Chama a atenção o fato de que também em todos os cenários, o ex-Governador José Roberto Arruda (PL), mesmo inelegível, registra o segundo lugar nas intenções de voto.
Nesses cenários em que Ibaneis (MDB) e Arruda (PL) fazem dobradinha na liderança, juntos (porque fazem parte do mesmo grupo político) registram intenção de votos variando de 45% a 52%, resultado que, se as eleições fossem hoje, sinaliza eleição no primeiro turno em qualquer cenário.
As intenções de votos em todos os outros pré-candidatos, que não Ibaneis (MDB) e Arruda (PL),variam de 13% a 27%.
Em outras palavras, o melhor desempenho de todos os outros juntos é menor, em todos os cenários, do que as intenções de voto no atual governador Ibaneis Rocha (MDB).
A Pesquisa mostrou também que, se as eleições fossem hoje, em improvável segundo turno Ibaneis alcançaria vitória em todos os cenários.
Esses são os retratos construídos com base em informações de amostras de eleitores.
Pesquisas não fornecem previsão do resultado das eleições, mas são excelente ferramenta de informação para o eleitor e de planejamento para os partidos políticos.