Brasília é uma capital privilegiada que, provavelmente por abrigar enorme contingente de profissionais capacitados, prima por qualidade de vida e desenvolvimento, características que a tornam cada vez mais invejada e exigente.
Para garantir evolução, seus governadores direcionam seus objetivos para conquistas relacionadas a crescimento econômico e desenvolvimento social.
Essa é uma das razões do êxito administrativo da capital da república, que ultimamente vem surpreendendo recém chegados de regiões não desenvolvidas.
Em que pese muitos acertos nas escolhas de seus governantes, o Distrito Federal passou por algumas dolorosas experiências ao eleger administradores que não entregaram o que deles se esperava.
Por exemplo, as escolhas dos dois únicos governadores do Partido dos Trabalhadores – PT até hoje repercutem arrependimento na população pela ineficiência que se alastrou pelos serviços públicos. Hoje pode-se inferir a provável causa dos precários resultados pela desorientação reinante sobre certo e errado.
A partir daí, a relação de Brasília com os representantes do PT não transborda satisfação, nem confiança, porém sempre em convivência de mútuo respeito, cujos limites foram recentemente ultrapassados.
Um dos mais importantes Ministros do atual Poder Executivo decidiu, em princípio sem mais nem menos, desqualificar em pronunciamento público a capital da república, mesmo tendo sido por ela bem recebido e abrigado, com pompa e circunstância, nos últimos seis meses.
Paradoxalmente, o mencionado Ministro, filiado ao PT, vive nas condições por ele criticadas.
Contudo, sua desairosa manifestação permite desnudar o desdém dos atuais donos do poder político com a capital federal e antecipa desencontros políticos para o partido no Distrito Federal.
Provavelmente por vocação ideológica, o PT regional não divergiu dos impropérios emitidos pela voz do dono, certamente porque concorda com as diretrizes do dono da voz.
Diante de todas essas revelações, surpresas futuras não são esperadas no relacionamento entre a capital da república e o Partido dos Trabalhadores.