EMPRESAS
ARTIGO COM HÉLIO MENDES
COMO IMPLANTAR UMA GESTÃO QUÂNTICA – I
O primeiro passo é reconhecer que estamos vivendo um novo momento da civilização, no qual temos que ver o todo com um olhar diferente, no qual o grau de incerteza é maior – o que não exige apenas mudança de estratégias e de estruturas, mas de modelo radical do pensar. A Teoria Quântica possibilita essa mudança.
A transformação, como em muitas atividades, começa nas pessoas. Porém, o mais difícil no primeiro momento é ser necessário modificar a mente. Começa-se a discutir algo invisível, que tem sido em alguns pontos praticado pelos que atuam no campo da espiritualidade. E é bom lembrar a discussão entre religião e ciência: no início, o que a ciência não conseguia explicar ficava a cargo da religião. Hoje, parte significativa dos físicos reconhece que é preciso respeito, pois a ciência ainda não obteve resposta para tudo, como a origem da vida, por exemplo.
Após mudar a mente, será possível reconhecer que somos energia, corpo e mente e, consequentemente, as nossas organizações também são energia e orgânicas. Isso nos leva a concluir que tudo está conectado. Teremos pela frente que gerenciar algo muito maior do que aquilo que sempre fizemos. Aqui cabe citar uma frase de Rami: “Você não é uma gota de água do oceano, você é todo o oceano em uma única gota”. Assim, o planejamento responsável pelo futuro exige um novo aprendizado, em razão de a organização caminhar por um trajeto novo e em alto grau de incerteza, em um mundo onde cada um tem apenas uma versão da realidade.
Para facilitar a implementação da gestão quântica, torna-se importante as áreas internas entenderem que não é possível conectar-se fora, caso internamente ainda existam barreiras, sejam físicas ou hierárquicas; e que a incerteza passa a substituir, radicalmente, ideias que passaram por consenso, por posições na hierarquia que nunca tiveram poder de decisão.
Parece utopia, não e sim, passamos administrar algo pouco consistente, invisível. Esta é uma das muitas possibilidades da Quântica. E mais: o que estou dizendo é apenas uma versão; a sua é apenas mais uma.
Hélio Mendes Professor e Consultor de Planejamento Estratégico e Gestão nas áreas privada e pública. www.institutolatino.com.br