- PUBLICIDADE -

CONSULTORIA DE VERDADE NA ÁREA EMPRESARIAL OU POLÍTICA

- PUBLICIDADE -

 ARTIGO 

Consultoria de Verdade na Área Empresarial ou política

 

Para oferecer consultoria na área empresarial ou política, é essencial ter experiência prática. Caso contrário, tudo se resume a teoria, e na prática, a teoria é outra.

Antes das redes sociais e da hipercompetição, as empresas importavam modelos gerenciais e os aplicavam sem personalização ou contratavam teóricos que nunca haviam trabalhado em organizações para oferecer consultoria. Esses teóricos seguiam métodos de bons livros.

Na área de administração, bastava fazer boas apresentações, formar grupos e discutir o conteúdo apresentado. Esse modelo, que funcionava parcialmente antes, hoje tem pouca utilidade. Até mesmo teses de doutorado passaram a ter prazo de validade, e a maioria dos livros de negócios serve apenas para decorar escritórios.

Na área política, a situação é ainda mais crítica devido ao curto tempo de campanha, ao alto grau de incerteza e ao uso crescente da inteligência artificial, que pode ser tanto uma boa quanto uma má ferramenta. Em campanhas políticas, nunca houve espaço para amadores, e hoje isso é ainda mais evidente.

O planejamento e a gestão de campanhas políticas são muito diferentes do ambiente empresarial. A maioria das estratégias nunca é ensinada nas faculdades de marketing. Para ser eficaz, é necessário ter sido candidato e ter vivenciado várias campanhas, sentindo na pele as dores e a adrenalina do processo. Não é possível contribuir de forma significativa sem passar por essa experiência.

Se os grandes gurus da área de negócios, como Michael Porter e Philip Kotler, que são adotados em universidades ao redor do mundo, fossem contratados para atuar em uma campanha política, é provável que tivessem pouco sucesso. Na política, não predominam os valores cultivados nas empresas, mas sim os princípios defendidos pelo pai da ciência política, Nicolau Maquiavel, mas não podemos continuar com esta pratica.

 

HÉLIO MENDES

Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, além de membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.

REVISTA DIÁRIA | [email protected]

SUGESTÃO DE LEITURA: CANDIDATOS E ELEITORES CONSCIENTES

CANDIDATOS E ELEITORES CONSCIENTES

 

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas