- PUBLICIDADE -

COOPERATIVAS: O POTENCIAL ESTRATÉGICO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

- PUBLICIDADE -

ARTIGO

 "O conteúdo deste artigo reflete apenas a opinião do autor e não necessariamente as opiniões do Portal REVISTA DIÁRIA - seus editores e colaboradores - que não se responsabiliza por qualquer dano ou erro que possa surgir do uso das informações apresentadas neste artigo. Ao acessar e ler este artigo, você concorda em que REVISTA DIÁRIA não se responsabiliza por quaisquer danos diretos, indiretos, acidentais ou consequentes que possam surgir do uso das informações contidas neste artigo. Você concorda que é responsável pelo uso que fizer destas informações e que o blog não tem qualquer responsabilidade por qualquer erro, omissão ou imprecisão."

 

Muito além de um modelo de negócios

O modelo cooperativista não é apenas uma alternativa de negócios; é, em muitos setores, uma das estruturas mais promissoras. Como consultor e produtor cooperado há mais de trinta anos, posso afirmar: as cooperativas possuem um enorme potencial a ser explorado com o uso da Inteligência Artificial (IA).

Inteligência que se alimenta de dados

Se os humanos se alimentam de comida, a IA se alimenta de dados. Ao transformar dados em informações estratégicas, ela permite que os gestores abandonem o “achismo” e tomem decisões com segurança e precisão.

Ecossistemas prontos para a inovação

As cooperativas, na prática, são verdadeiros ecossistemas. Elas concentram grandes bases de dados, ricas e acessíveis, que, quando mineradas e estruturadas com IA, geram inteligência em tempo real. Isso potencializa a tomada de decisão e fortalece o planejamento de longo prazo.

Um modelo de gestão único

Outro diferencial é que a cooperativa lida com dois públicos: os cooperados, que fornecem os produtos, e os clientes finais. Além disso, seus fornecedores  muitas vezes com presença internacional  podem compartilhar dados estratégicos, permitindo análises preditivas e planos consistentes.

O valor real da IA para o cooperativismo

O maior valor da IA está em sua capacidade de identificar tendências e comportamentos  tanto de cooperados quanto de clientes —, tornando o modelo de gestão mais dinâmico e garantindo rentabilidade para todo o ecossistema cooperativo.

Hélio Mendes – Palestrante, consultor empresarial e político, autor dos livros Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa. Conselheiro certificado pelo IBGC e ex-Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Uberlândia/MG.
REVISTA DIÁRIA | www.revistadiaria.com.br | contatorevistadiaria@gmail.com

Participe do  Grupo de Whatsapp da Revista Diária, recebendo e enviando seus bons artigos e matérias veradeiras. Clique no Link para entrar no grupo: https://chat.whatsapp.com/LEpbmCGGiBwG4aozdEceor?mode=ac_t

SUGESTÃO DE LEITURA: https://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/negociacao-ou-negociacao/

NEGOCIAÇÃO OU NEGOCIAÇÃO

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas