- PUBLICIDADE -

DA INFÂNCIA À INOVAÇÃO: COMO PENSAR DIFERENTE PODE TRANSFORMAR SUA EMPRESA

- PUBLICIDADE -

HÉLIO MENDES

ARTIGO

Da Infância à Inovação: Como Pensar Diferente Pode Transformar sua Empresa”

Estamos vivendo uma nova era da administração, em que a longevidade das estratégias está cada vez mais curta. Modelos de negócios, produtos e serviços têm ciclos de vida cada vez menores, exigindo das empresas maior agilidade e inovação contínua.
Em minhas palestras e seminários de planejamento, tenho adotado técnicas lúdicas para resgatar o espírito criativo que tínhamos na infância, quando o medo de errar não existia. Essa abordagem é essencial para promover uma cultura de mudança constante, uma vez que o maior obstáculo à inovação é justamente o medo de arriscar e abandonar modelos que exigiram sacrifícios para serem construídos.
Muitas empresas dedicam pouco tempo ao exercício de pensar estrategicamente, o que é fundamental no cenário atual. Em vez de desenvolverem um posicionamento próprio, muitas apenas seguem as líderes do mercado, correndo grandes riscos ao terceirizarem sua estratégia.
Para criar uma estratégia empresarial de sucesso, é necessário “desprogramar” a mente, encontrar tempo para reflexão e cultivar a criatividade em toda a organização. A inovação não pode ser responsabilidade de poucos; todos devem participar desse processo. Afinal, enquanto uma criança é capaz de transformar uma simples folha de papel em um avião, muitos gestores repetem padrões pré-estabelecidos, sem criar algo novo.
A rotina engessada de “mais do mesmo” precisa ser rompida para se destacar no mercado atual.

 

Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, é associado do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.

 

SUGESTÃO DE LEITURA:  QUAL É O NEGÓCIO DA SUA EMPRESA?

QUAL É O NEGÓCIO DA SUA EMPRESA?

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas