ARTIGO
DADA A PARTIDA PARA AS ELEIÇÕES BARRENSES
O lançamento, no último sábado, de um movimento congregando boa parte da oposição política barrense, sinaliza o efetivo início do processo eleitoral de 2024, em Barra do Piraí.
Bom que haja oposição.
Uma oposição forte, preparada e combativa, em qualquer município, estimula maiores exigências para a situação, pode elevar o padrão do debate político e promover ganhos para o crescimento econômico.
No caso barrense, um dos maiores benefícios pode ser, por exemplo, o deslocamento das discussões sobre os problemas existentes no município para análise de atuação nas causas. Debater sobre efeitos é “chover no molhado”, o que acaba por eternizar os transtornos.
Não é nenhuma novidade que somente o trabalho nas causas é capaz de corrigir os problemas.
Outro intangível ganho seria a homogeneização do entendimento de que um bom planejamento emerge de um diagnóstico realista. E o diagnóstico barrense exige elevação de paradigma.
O processo eleitoral, que ganha visibilidade no debate político, poderia começar a discutir a autonomia financeira do município e como alcança-la, já que ausência de recursos próprios tem tornado Barra do Piraí refém de transtornos e da ineficiente “política de pires na mão”. Ao gerar somente 30% dos recursos necessários para o pagamento das despesas, Barra do Piraí abdica de ser dona de suas soluções.
Outro tema fundamental é o crescimento econômico do município. Barra do Piraí tem se atrasado nas respostas e crescido lentamente, resultando em contínuas perdas de participação no PIB do estado e também da região, obstruindo a geração de emprego na velocidade necessária. Debates sobre ações de aceleração do PIB podem construir soluções.
Crescimento lento levou o município a perder competitividade. No último ranking de competitividade dos municípios, Barra do Piraí se colocou nos últimos lugares da região Sudeste. Se o município quer ser competitivo, o debate sobre o tema ganha importância.
Tema interessante para o barrense conhecer o pensamento dos candidatos ao executivo é, sem dúvida, a situação do sistema de ensino municipal, acompanhado das ações necessárias para alavanca-lo. Avaliações oficiais de desempenho mostram Barra do Piraí com os mais baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB da região.
O substancial crescimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família no município acende o alerta do desemprego e da fome. Fome se combate com alimento. Portanto, passa a ser imprescindível a análise das alternativas propostas pelos candidatos para estimular o agronegócio barrense.
Esses indicadores são suficientes para constatar a dificuldade que Barra do Piraí tem encontrado para produzir riqueza e se desenvolver economicamente.
Os debates eleitorais, entretanto, serão capazes de espalhar luz sobre esses e outros temas de interesse do município e direcionar as ações para as causas, reorganizando a história de Barra do Piraí.