- PUBLICIDADE -

ELEIÇÕES 2026 – O DESAFIO DA RECONQUISTA DA CONFIANÇA

- PUBLICIDADE -

Da série Eleições 2026 – Número 1
Por Hélio Mendes

No dia 4 de outubro de 2026, os brasileiros irão às urnas para escolher o presidente da República, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Este artigo inaugura uma série mensal voltada à reflexão sobre planejamento e estratégia de campanha, com o propósito de contribuir para o amadurecimento político e a elevação do nível das disputas eleitorais no país.

O cenário é desafiador. O clima de ódio e polarização, aliado ao mau desempenho econômico, prenuncia uma das eleições mais tensas das últimas décadas. A descrença generalizada na classe política revela-se crescente: grande parte da população não se sente representada e percebe um abismo entre eleitos e eleitores.

Um exemplo recente dessa crise de representatividade é a CPI do INSS, em que a atuação de muitos parlamentares parece mais voltada para disputas de vaidade do que para a busca de esclarecimentos que interessam à sociedade. Frequentemente, os discursos soam como reflexos de autopromoção, e não como compromissos com o cidadão.

A sustentação das campanhas por meio do fundo partidário e do fundo eleitoral — ambos compostos por recursos públicos oriundos de todas as classes sociais — contribuiu para alterar o vínculo entre políticos e suas bases. Muitos deixaram de visitar seus redutos eleitorais, preferindo relacionar-se com prefeitos ou entidades locais. Acreditam, equivocadamente, que o envio de emendas substitui o contato direto com o povo.

Essa lógica distorce o sentido do mandato, mina a confiança e distancia o eleitor do processo democrático.

O desafio para 2026, portanto, será o da reconstrução das pontes: entre o político e o cidadão, entre o discurso e a prática, entre o voto e a esperança.

Mais do que disputar o poder, será necessário reconquistar a confiança da sociedade — um passo essencial para restaurar a credibilidade e fortalecer a democracia brasileira.

 

Hélio Mendes – Palestrante, consultor empresarial e político. Autor do livro “Planejamento Estratégico Reverso e Gestão Reversa”. Conselheiro formado pelo IBGC e Secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Uberlândia/MG

 "As opiniões e os artigos publicados neste site expressam o ponto de vista de seus respectivos autores e colunistas, e não representam, necessariamente, a opinião ou o posicionamento deste portal de notícias. O conteúdo é de inteira responsabilidade de quem o publicou"

 

Participe do Grupo de Whatsapp da Revista Diária, recebendo e enviando seus bons artigos e matérias veradeiras. Clique no Link para entrar no grupo: >>>  https://chat.whatsapp.com/GpnWiHrhPaY4Inbc9Cu3eY?mode=ems_copy_t

SUGESTÃO DE LEITURA: https://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/o-tabuleiro-de-2026/

O TABULEIRO DE 2026

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas