OPINIÃO
2026 FEMININO DO DISTRITO FEDERAL
Bastou o Governador Ibaneis declarar suas intenções para as eleições de 2026 para começar a movimentação política em torno do tema.
Ibaneis se definiu pela candidatura ao Senado Federal, decisão que promoverá temporariamente Celina Leão ao Governo do Distrito Federal e a coloca, desde já, como pré-candidata à reeleição.
Avaliando as forças políticas relevantes para seu objetivo, Celina não pensou duas vezes em abdicar da comemoração do aniversário de Brasília para participar do movimento pela família, pela liberdade e pela democracia realizado domingo último em Copacabana, Rio de Janeiro. Simplesmente, porque lá estava a organização política que lidera as intenções de votos na capital federal, cujo apoio será determinante no pleito de 2026.
Mesmo sabendo que enfrentará, com mais baixa possibilidade de êxito, a Senadora Damares na disputa pelo apoio dessa liderança política, Celina não poderia ter feito diferente. Precisa se cacifar para receber esse apoio e, em qualquer chance de alteração, ser considerada confiável por esse grupo político.
Mesmo sendo o começo provocado pela decisão do Governador Ibaneis, não é permitido ignorar que 2026 poderá ser a chance do empoderamento feminino e Brasília eleger uma Governadora. Além de Celina e Damares, Paula Belmonte se insinua, Érica Kokay sonha e Leila do Volley não desiste.
Eleição de 2026 no Distrito Federal tem tudo para ser dominada pelo poderoso charme feminino.