- PUBLICIDADE -

ESTRATÉGIA: ESSÊNCIA PARA SUA EMPRESA OU CAMPANHA POLÍTICA

- PUBLICIDADE -

Estratégia – uma palavra tão utilizada que tem perdido seu significado.. No entanto, é impossível alcançar resultados sem ela. Seja nas atividades diárias, em guerras, nas corporações, no esporte, nas campanhas políticas ou na administração pública, a estratégia é essencial. Infelizmente, a ignorância tem levado muitos profissionais a acreditarem que dominam essa arte.

O termo “estratégia” tem origem grega e significa a arte de liderar uma tropa, comandar. Na democracia ateniense, designava o comandante militar.
Quando discutimos estratégia, lembramos de Sun Tzu, estrategista do século IV a.C. e autor de “A Arte da Guerra”. Seu preceito mais famoso é: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Ignorar esse princípio frequentemente resulta em fracasso, tanto na política quanto nos negócios.
Outro estrategista, frequentemente mal interpretado, é Nicolau Maquiavel, autor de “O Príncipe”, que afirmou: “O fim justifica os meios”. No campo militar, Carl Von Clausewitz, em seu clássico “Da Guerra”, refletiu: “A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios”.
Na política contemporânea, Henry Kissinger, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos, destacou a importância da percepção: “Não é uma questão do que é verdadeiro que conta, mas uma questão do que é percebido como verdadeiro”.
Na área empresarial, Michael Porter, autor de dois clássicos, “A vantagem Competitiva das Nações” e “Estratégia Competitiva”, traz a estratégia como elemento para se diferenciar do concorrente. Mais recentes, os professores e consultores Kim e Mauborgne, autores de “A Estratégia do Oceano Azul”, falam sobre como criar mercados e tornar a concorrência irrelevante.
Acreditamos que na política, na guerra ou nos negócios não se obtêm os resultados desejados sem uma boa estratégia, algo cada vez mais difícil, por vários motivos. Destacamos as novas tecnologias, o novo formato da geopolítica – que tem acelerado o processo de mudança de cultura – e o desconhecimento sobre a utilização de fato do que é estratégia.

 

Hélio Mendes
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas