- PUBLICIDADE -

HELIO MENDES: MUDANÇA RADICAL NO PLANEJAMENTO

- PUBLICIDADE -

 

No artigo anterior falamos sobre a diferença entre o gestor e o líder, agora destacamos a importância dele no Planejamento Estratégico. Mas antes gostaríamos de citar um conceito de John P. Kotter, professor de liderança, emérito de Harvard: “Gestão envolve lidar com a complexidade e liderança envolve lidar com mudança”.

As mudanças do passado são insignificantes perto das atuais, os ambientes se transformaram, as incertezas aumentaram, a tecnologia não era disruptiva, o mundo não era tão globalizado. A internet vem modificando tudo, as barreiras e as distâncias são quase inexistentes. As organizações estão passando de lineares para exponenciais.

Bastava ser um bom gestor, os Planejamentos eram conservadores, feitos em um final de semana em bom hotel, à noite uma seresta para integrar mais a equipe e, na segunda-feira, gerava-se um belo relatório. E uma vez por ano se reuniam para a revisão, com todos fazendo mea culpa – hoje isso nos parece comemoração de final de ano. Não funciona mais.

Planejamento hoje significa mudanças, demanda lideranças plenas, que sabem dar o norte para a companhia e mais: como formar equipe de seguidores, e não de subordinados; compartilhar o propósito e sua visão inspiradora com toda a empresa e tomar decisões rápidas. Ter o Planejamento como instrumento estratégico cujo foco principal está em fazer rupturas, criando novas visões.

Dentro desse novo cenário o Planejamento se tornou mais importante, exigindo mais competência, equipes com espírito de gladiadores, porque o mercado agora é uma arena romana, na qual o compromisso vai além do cargo e dos resultados.

Infelizmente a maioria as empresas privadas nacionais passou a ter cultura de serviço público: conservadoras e engessadas, modelo clássico de Max Weber, ainda tocando músicas dos anos 70. Continuam fazendo planos conservadores e bem estruturados, elaborados apenas para ganhar certificações.

O mundo contemporâneo requer líderes capazes de produzir visões estratégicas e Planejamentos que provocam rupturas. Essa é a mudança radical nos Planejamentos.

Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br

[email protected] www.revistadiaria.com.br
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas