IBICUÍ – HÁ SOLUÇÃO
A natureza emprestou a Ibicuí uma das mais belas paisagens da Costa Verde. Enquanto selvagem, seus atributos se conservaram e, provavelmente, se multiplicaram até início do século XVII (por volta de 1620), quando se iniciou o povoamento de Mangaratiba.
Começou aí a ocupação do paraíso.
Chegamos, então, à contemporaneidade e quis o destino presentear Ibicuí, no início da segunda metade do século XX, com uma liderança forte e ativa que instituía ordem e respeito, mantendo Ibicuí sob construtiva organização para-oficial.
Inesquecível época de ouro de Ibicuí.
A perda do mecenas, deixando imenso vácuo de liderança, restituiu a Ibicuí o histórico abandono do poder público. Sem rumo, Ibicuí se desorganizou e, descontrolada e gradativamente, substituiu qualidade por quantidade, processo acelerado pelo início das operações da Rodovia Arco Metropolitano.
Esse fenômeno foi ainda agravado pela ausência de políticas públicas, pela desordenada ocupação do solo, pela impunidade reinante no descumprimento de legislações, pelo desrespeito crescente, pela descontrole da informalidade, etc., etc., etc.
Ibicuí se tornou terra de ninguém e, em período que não alcança meio século, foi de paraíso a inferno.
Sem líder, sem mecenas e sem voz, a população de Ibicuí, entregue à própria sorte, precisa se organizar para fazer valer seus direitos que, em tese, deveriam ser garantidos pelo poder público.
Associação de moradores compromissada, ativa e apolítica, seja nova ou antiga, como SAI ou AMAI, se apresenta como única e derradeira esperança da população que vive em Ibicuí e sente na pele o desolador cenário, em seu mais alto estágio de degradação.
Em que pese necessitar de algumas obras, como recuperação de vias públicas, esse não é, de longe, o principal problema de Ibicuí. Urge a recuperação moral, a garantia do respeito aos moradores, o controle do acesso à praia e a punição de seus infratores, o retorno da paz e da tranquilidade aos moradores de Ibicuí.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
REVISTA DIÁRIA
BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, INTERNACIONAL, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, CIDADE, GASTRONOMIA,BELEZA, SOCIEDADE, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO