ARTIGO
MAÇONARIA: LOJA TAKEO COMEMORA 40 ANOS
Ontem, dia 20 de junho, a Loja Maçônica Takeo Iwace de Uberlândia celebrou quarenta anos de existência. Quarenta anos de realizações, resiliência e busca incessante pelos ideais da ordem maçônica.
Uma reunião solene marcou o dia 20, e no próximo dia 22 ocorrerá uma festa comemorativa. Fundada inicialmente como Loja Inconfidência Mineira, ela foi renomeada em homenagem a um dos seus fundadores, Takeo Iwace, um médico idealista e querido por todos, que faleceu tragicamente em um acidente. Em Uberlândia, uma praça também leva seu nome, perpetuando sua memória.
O Venerável Mestre da Takeo, Reginaldo Eduardo Ferreira, aproveitou a ocasião para resgatar a história da loja e renovar a motivação que levou à sua criação há quarenta anos. Ele destacou a importância de manter vivos os valores fundamentais que originaram a loja, ressaltando que cada loja maçônica nasce com um propósito único e que o da Takeo está enraizado em seu DNA.
Uberlândia hoje abriga trinta e uma lojas maçônicas, tornando-se um referencial importante no cenário mineiro. O Grão-Mestre Estadual, Jorge Luiz de Paula, também de Uberlândia, tem trabalhado incansavelmente para fortalecer a maçonaria mineira, que desempenhou um papel crucial na história do Brasil.
Em tempos de rápidas mudanças culturais e tecnológicas, a maçonaria continua a ser uma fonte vital de orientação, sustentada pela sua trilogia de liberdade, igualdade e fraternidade. Esses princípios são mais relevantes do que nunca, oferecendo um farol de esperança e direção em um mundo em constante transformação.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, além de membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.