O que classificamos no marketing político como Marco Zero? Para candidatos e profissionais de marketing e principalmente presidentes de partidos, é a primeira atividade – é o que nos parece, pelo histórico elementar, para a maioria deles. É saber qual o desafio real e a responsabilidade que se tem pela frente.
O que significa ser vereador? Prefeito? Deputado? Senador? Governador? Presidente? Por que e para quê? Qual é a função de cada cargo, do que se trata? Vamos focar os dois primeiros. Não podemos mais eleger para vereadores e prefeitos pessoas que desconhecem o que se espera delas.
Vamos dar um exemplo simples, perto do que se espera dos políticos: num caso de saúde, não dá nem para imaginar um leigo entrando em uma sala de cirurgia para realizar um grande procedimento. Não há dúvida, o paciente não vai sobreviver. Entretanto, isso acontece na política.
O Marco Zero de uma candidatura é o de conhecer o que é política, qual o objetivo dela, entendendo que se trata do bem comum; de saber o que é uma cidade, que se configura como um organismo vivo e complexo e apresenta demandas, muito mais do que a vida pessoal ou a de uma grande corporação.
“A palavra cidade vem do latim ‘civitate’, noção próxima de ‘civitas’, que deu origem às palavras cidadão e civilização”. Uma cidade tem uma grande função, que vai do urbanismo a centenas de atividades: trabalho, lazer, educação, saúde. Seus gestores precisam buscar o equilíbrio, ter preocupação com a inclusão, lembrando que há pessoas que não possuem nem uma bicicleta para se locomover; promover benefícios aos idosos que não tem convênios; pensar nos que não têm qualificação para entrar no mercado de trabalho… todos merecem atenção.
Podemos afirmar, as atividades que mais exigem preparo são as dos vereadores e prefeitos, indo muito além de todas as profissões, porque eles devem entender um pouco de tudo, sendo responsáveis por um universo de problemas e de oportunidades – o que nos leva a dizer aos presidentes de partidos e às lideranças políticas: é necessário buscar pessoas que têm ideal e prepará-las para algo que transcende tudo o que podemos imaginar.
Este é o Marco Zero: conhecer de fato o significado da coisa pública antes de pensar em ser candidato. Cabe aos partidos prepararem quem deseja se candidatar e, ao eleitor, escolher bem na hora de votar. Uma cidade é um ponto de encontro, mas tem-se tornado de desencontro.
HÉLIO MENDES. Consultor de empresas, foi secretário na área de planejamento e meio ambiente da cidade de Uberlândia/MG; é professor em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG e membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, em Brasília.
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