Começa uma nova etapa do processo eleitoral em Barra do Piraí, com o lançamento de pré-candidaturas ao pleito de outubro próximo. Essa fase permite ao barrense fazer uma análise preliminar, onde novos nomes apresentam seus potenciais e os que já foram eleitos no passado possam ser avaliados pelo que realizaram.
Cada pré-candidato certamente tem conhecimento do diagnóstico municipal. Sabe onde Barra do Piraí está e para onde seu programa de governo pretende levá-la. O desafio a ser enfrentado pelo vencedor vai depender da qualidade e da ambição de seu programa.
Chama a atenção o fato de que eleições municipais de Barra do Piraí vêm ganhando extra importância pelo aumento do poder da prefeitura na economia.
Olhando ao redor, percebe-se com clareza que enquanto diversos municípios constroem ciclo virtuoso de produção e consumo, elevando o capital e, consequentemente, a capacidade de renda no município, Barra do Piraí se embeleza e festeja, deixando invisível o lento crescimento econômico. Parece haver um clima da modernidade líquida de Bauman envolvendo o município, transferindo da solidez para a volatilidade a prioridade municipal.
O resultado, sem dúvida, vem sendo desastroso, consolidando baixa taxa de crescimento, perda de competitividade e baixo padrão salarial.
Contudo, a expectativa de mudança pode promover surpresas compensatórias. Quando quase todos os indicadores econômicos chancelam fraco desempenho do município, o cenário passa a admitir enorme potencial de recuperação e qualquer movimento na direção correta tem a chance de transformar o ambiente, oferecendo oportunidade de ganhos em diversas áreas.
Beneficia a atmosfera acima, o fato de o pré-candidato saber que, utilizando estratégias básicas sem fantasiosas invenções, alternativas não faltarão para alavancar o crescimento. Equilíbrio fiscal, redução de despesas, ampliação do modelo de captação de investimentos, gestão do ensino, administração da saúde, fomento ao agronegócio, dinamismo no ambiente de negócios e tantas outras simples, mas planejadas ações serão capazes de devolver ao barrense o motor da economia, alimentando o desenvolvimento e retirando o peso extra das costas do poder público municipal.
Portanto, o estágio atual de lançamento das pré-candidaturas representa um passo adiante no processo, permitindo ao barrense eliminar opções e concentrar suas análises em algumas propostas que mais bem reflitam suas ideias.
Por Luiz Bittencourt|Revista Diária
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
SUGESTÃO DE LEITURA: AMEAÇÃO À DEPENDÊNCIA BARRENSE