A aproximação da data limite para as convenções partidárias e registro das candidaturas vem acelerando as articulações políticas no Distrito Federal, em alguns casos atropelando conversas e até inviabilizando eventuais possibilidades de acordo.
O mês de julho iniciou de forma pacífica, com acordo político vigente abrangendo os grupos do Governador Ibaneis (MDB) e do ex-Governador Arruda (PL), unidos na pré-candidatura à reeleição do Governador e da Deputada Federal Flávia Arruda (PL) para o Senado Federal.
Bastou o ex-Governador Arruda (PL) recuperar a elegibilidade para o acordo ser rompido e Arruda (PL) assumir o espaço da oposição, até então desocupado, tornando-se a antítese do Governador Ibaneis (MDB).
A ruptura durou pouco, pela pronta intervenção do Presidente Jair Bolsonaro (PL), que os pacificou, os reagrupou e consolidou os grupos, reeditando a chapa inicial, agora com a pré-candidatura do ex-Governador à Câmara dos Deputados.
O acelerado deslocamento na meteórica passagem do ex-Governador Arruda (PL) pela liderança da oposição promoveu um vácuo que, por falta de opções competitivas, se revelou seletivo e sugou o empresário Paulo Octávio (PSD) para a função.
O nome de Paulo Octávio (PSD) surgiu pela capacidade de gestão, pelos compromissos com progresso, com inclusão social e pelas características de agregador e conciliador, especialmente em uma administração de estagnação econômica, de comprovada ineficiência na saúde pública e uma oposição desunida, envolvida em conflitos judicializados e com instável perspectiva de êxito.
Forças políticas opositoras perceberam o ganho competitivo nessa escolha e se engajaram na viabilização da pré-candidatura de Paulo Octávio (PSD) ao GDF.
Até 5 de agosto muitos cenários serão construídos e muitas especulações serão divulgadas, porém certamente a concorrência para o Governo do Distrito Federal ganha credibilidade e amplia as esperanças do brasiliense com a real possibilidade de alguém compromissado com o desenvolvimento e com o sucesso competir com Governador Ibaneis (MDB).