NOVOS ARES PARA BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí ganhou energia no começo dessa semana, ao conhecer o resultado da emblemática eleição realizada domingo último.
A eleição barrense de 2024 foi construída sobre um quadro de generalizado descontentamento, consequência de um município incapaz de se desvencilhar da estagnação econômica, com severos reflexos na eficiência dos serviços públicos, ativando em grande parte da população o desejo de mudança.
Administrativamente, a desimportância com a gestão fiscal, constatada por diversos indicadores, encolheu o cobertor e desequilibrou a performance. Ao priorizar um distrito, o poder executivo municipal deixou a descoberto outros distritos e negligenciou produção, emprego e serviços públicos essenciais, como saúde, ensino, abastecimento d’água e transporte público. O Executivo assumiu os riscos, provavelmente não adequadamente avaliados.
O fraco desempenho do Executivo estimulou o apelo oposicionista e terminou imprimindo competitividade ao pleito. Três candidatos se mostraram competitivos, cada um deles ultrapassando os 30% dos votos válidos. Pleitos anteriores não foram tão acirrados como esse de 2024. Maércio venceu em 2012 com 53% dos votos válidos, Mário Esteves foi eleito em 2016 e 2020 na faixa entre 40% e 50% dos votos válidos e Katia Miki foi eleita agora em 2024 com 36% dos votos válidos.
O pleito de 2024 foi disputado voto a voto, como há muito não ocorria em Barra do Piraí.
Sem perspectiva, sem emprego, com salário pressionado e precário atendimento, o barrense enxergou na inflexão a possibilidade de correção de curso.
Passado o pleito, percebe-se com clareza a imensa carga de esperança que a alteração imposta pelas urnas traz ao cidadão barrense, cansado de acreditar, de confiar e no fim das contas não conviver com prosperidade.
Interessante observar também que a chapa vencedora se utilizou, com sucesso, da política tradicional que parecia perder fôlego nessa era dominada pelas redes sociais. Usou na campanha o apoio presencial de deputados, senadores e celebridades, agregando prestígio político e demonstrando capacidade de articulação. Deu certo.
Página virada e sorte lançada com a expectativa de que Barra do Piraí experimentará muito mais do que uma simples troca no comando do Executivo e encontrará na modernização administrativa uma agenda de desafios estruturantes pautada em gestão fiscal, competitividade, crescimento econômico, produção de riqueza, qualidade no ensino, geração de emprego e eficiência nos serviços públicos.
Certamente é difícil, mas não é impossível.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais