OPINIÃO
O AVANÇO DO CONSERVADORISMO NO MUNDO
Resultado das eleições desse domingo, 10 de março, mostra rearranjo das forças políticas em Portugal e a direita reconquistando o poder.
Coalizão entre o Partido Social Democrata – PSD e o Centro Democrático Social – CDS, chamada de Aliança Democrática – AD, venceu as eleições conquistando 79 deputados, enquanto o Partido Socialista – PS que havia conquistado 120 deputados nas eleições de 2022, perdeu assentos, ficou com 77 deputados e assumirá a oposição.
O grande vencedor das eleições portuguesas foi o Partido Chega, que passará de 12 deputados,eleitos em 2022, para 48 deputados agora eleitos, registrando incrível crescimento de 300% e consolidando-se como a terceira força política portuguesa.
Para a concretização do governo é bastante provável uma coalizão entre Aliança Democrática e o Partido Chega, deslocando à direita as ações governamentais e construindo um novo arcabouço econômico.
Portugal se une a Polônia, Itália e Hungria, com governo tendendo a reformulação europeia e base na democracia conservadora, que também cresce na Espanha, na Inglaterra, na França, na Suécia e na Finlândia.
Na América do Sul, Argentina, Uruguai e Paraguai seguiram a mesma tendência, com eleições recentes de representantes conservadores.
Fatos confirmam a tendência para o esgotamento popular do socialismo e o avanço do conservadorismo.
Publicado por Revista Diária
Sugestão de Leitura: Exportações do Agronegócio Brasileiro. US$ 166,55 Bilhões em 2023.
EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: US$ 166,55 Bilhões em 2023