Após muitos questionamentos da oposição e de parte da população, a sucata de avião chegou à Ipiabas, no município de Barra do Pirai, para ser adaptada e utilizada para visitação turística usando o instrumento do metaverso, compartilhando o mundo virtual e inaugurando o turismo barrense na era digital.
O investimento realizado não deve alcançar 0,5% do orçamento anual do município, mas certamente, como questionado pelos opositores, poderia ter sido utilizado em outras ações, especialmente as sociais, de grande apelo popular.
Contudo, afastando paixões políticas e interesses individuais, o projeto é capaz de produzir desenvolvimento e trazer benefícios não só para a economia mas também para a área social do município, se considerarmos a geração de emprego como o melhor programa social.
Instalado em distrito com glamour natural e na rota da conhecida Conservatória, o avião de Ipiabas passa a oferecer ao visitante atração diferenciada que se traduz em vantagem comparativa.
Ipiabas e Conservatória, porém, não entram em competição, pois oferecem atrações turísticas complementares e ambas ganham com o projeto barrense.
O que era um simples caminho passa a fazer parte de um polo turístico com possibilidades de integração, criando perspectivas de crescimento econômico regional e respectiva geração de emprego e de arrecadação.
Há expectativas de impulsionamento da rede hoteleira e da gastronomia locais, de avanços na qualidade de vida, de ampliação no senso de preservação e de alavancagem do comércio local.
Obviamente que o ideal seria o investimento do setor privado, mas na ausência de parceiros, o ponta pé inicial com recursos públicos é necessário para vencer a inércia e, a partir daí, se torna indutor do desenvolvimento turístico.
Análises críticas são sempre necessárias, pesando vantagens e desvantagens, mas não resta dúvida de que com o projeto, Ipiabas vai crescer, vai gerar emprego, vai reduzir os problemas sociais e vai se valorizar.
Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.