- PUBLICIDADE -

O CAPITALISMO

- PUBLICIDADE -

 

O CAPITALISMO

Os políticos americanos usavam uma expressão populista dizendo: “Uma galinha em cada panela“. Henry Ford pensava no consumismo e predispunha-se em fabricar carros mais baratos. Ao invés das galinhas em cada panela, Henry Ford queria um Ford em cada garagem.

Ele era um capitalista muito competitivo, mas não era visto como uma boa pessoa. No capitalismo bruto americano não tem lugar para os inocentes.

Henry Ford era antissemita e não acredita em Wall Strett. Dizia que eram jogos de azar. Do outro lado da mesa estava Sidney James Weinberg, CEO do Banco de Investimentos Goldman Sachs. Sidney nasceu na pobreza no Bairro do Brooklyn em New Yorq. Tinha um talento especial em fazer boas amizades. Começou como zelador no Goldman Sachs ganhando 3 dólares por semana. Em 15 anos atingiu o cargo mais alto do Banco. Na crise de 1929 foi o responsável em não deixar o Banco quebrar. Sua forte influência e credibilidade com grandes relacionamentos comerciais ajudaram nessa gravíssima crise mundial. Ele tinha uma tarefa quase impossível que era abrir o capital da Ford Motor CO.

Henry Ford já tinha falecido e seu neto mais velho, Henry Ford II estava na Presidência da maior companhia da America. Sidney tinha bom relacionamento com Henry Ford II, que era um homem completamente diferente do seu avô.

Confiou em Sidney Weinberg para abrir o capital da Ford. Em 1956 o IPO da Ford foi o maior que os Estados Unidos já viram, arrecadando quase setecentos milhões de dólares (aproximadamente cinco bilhões de dólares em termos atuais) e promovendo consideravelmente a posição do Goldman Sachs em Wall Street como um dos principais bancos de investimento.

Weinberg apoiou o candidato republicano Dwight D. Eisenhower em sua candidatura presidencial de 1952; os esforços de campanha de Weinberg foram essenciais para reunir apoio para Eisenhower entre a comunidade empresarial.

Em troca do apoio de Weinberg, Eisenhower nomeou várias das recomendações de Weinberg para cargos importantes no gabinete, incluindo George M. Humphrey, da MA Hanna Company, para Secretário do Tesouro; Charles Erwin Wilson, da General Motors, para Secretário de Defesa e Robert T. Stevens, da JP Stevens & Co. para Secretário do Exército.

Da mesma forma, depois que Weinberg ajudou Lyndon B. Johnson a ganhar a presidência em 1964, Johnson nomeou as recomendações de Weinberg. John T. Connor para Secretário de Comércio e Henry H. Fowler para Secretário do Tesouro.

O talento de Sidney Weinberg em fazer e conquistar relacionamentos importantes o tirou da miséria e se tornou o Sr. Wall Strett.

 

REVISTA DIÁRIA | [email protected]

SUGESTÃO DE LEITURA:

https://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/ideologias/

IDEOLOGIAS

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas