O conjunto de resultados das três últimas eleições (2012, 2016 e 2020) de Barra do Pirai revela importantes tendências do eleitorado.
A primeira delas é o contínuo e significativo crescimento (62% no período) da abstenção, culminando, em 2020, com cerca de 19 mil eleitores preferindo não comparecer às urnas, contingente que representa força eleitoral comparável aos eleitores da situação ou da oposição. Consequentemente, os votos válidos despencaram.
Alguns motivos, certamente relevantes, carregam argumentos suficientes para convencer considerável parte do eleitorado barrense a não participar das eleições.
O gráfico abaixo mostra, com clareza, as diversas tendências e escolhas do eleitorado barrense nas três últimas eleições. Crescem a abstenção e os votos na situação, caem os votos válidos e na oposição, enquanto os votos brancos e nulos são mantidos sem importante variação.
OS VOTOS BARRENSES
A segunda tendência é o contínuo crescimento dos votos no representante da situação. De 2012 a 2020, o capital eleitoral da situação cresceu 20%, resultado que ganha maior expressão quando o universo eleitoral apresenta decrescente número de votos válidos (-16%).
A terceira é a queda dos votos na oposição. De 2012 a 2020, o conjunto que representa a oposição barrense perdeu 6.500 votos ou 22% da força eleitoral que havia lhe garantido a vitória em 2012.
O histórico das eleições, por sua vez, sugere que, com o crescimento do eleitorado na situação, na contramão da redução dos votos válidos, a abstenção está sendo alimentada, em sua maior parte, por significativo contingente de eleitores simpáticos à oposição que, por algum motivo, está preferindo não comparecer ao pleito eleitoral. Resultados confirmam essa avaliação.
Enquanto, de 2012 a 2020, a oposição perdeu 6.500 votos, a abstenção ganhou cerca de 7.300 eleitores.
O pleito de 2020 revelou ainda que três forças eleitorais, com semelhantes dimensões, competem pelo eleitorado barrense: situação, oposição e abstenção.
Dessa forma, não havendo alteração no cenário e com a tendência revelada pelo gráfico, é perfeitamente possível que, em 2024, a abstenção se torne a maior força eleitoral de Barra do Piraí, ultrapassando em número de eleitores tanto a situação, quanto a oposição.
_____________________________________________________________________