- PUBLICIDADE -

O GESTOR-CAMALEÃO E O MACACO: UM ESTÁ EM EXTINÇÃO

- PUBLICIDADE -

EMPRESAS

ARTIGO

HÉLIO MENDES

Se tivesse que escolher um animal para dizer que é semelhante ao gestor eficaz, no atual contexto, escolheria o camaleão, porque se adapta rapidamente a qualquer situação, tem olhos grandes, visão de 360 graus, come qualquer coisa e se sai bem nas mais variadas circunstâncias, não fica repetindo padrões passados e nem coloca a teoria como mais importante que a realidade – características de um líder quântico.

E, se fosse escolher um animal que correspondesse ao gestor eficiente, e não eficaz, escolheria o macaco, porque este vive seguindo padrões e teorias dos gestores-camaleão.

Ambos são necessários nas organizações.

O primeiro, como líder, é o estrategista; e o segundo, como seguidor, é responsável pelo operacional – apesar de essa divisão ser coisa do passado.

A realidade hoje exige adaptação em tempo real, o que levará a uma redução dos gestores que são apenas eficientes, ou melhor, os macacos. Porque vivemos a era da gestão quântica.

As organizações, como e quando foram concebidas, assim o foram para atender a um mercado em que a oferta e a demanda eram equivalentes.

Depois, com o passar do tempo, começaram a conviver em ambiente de concorrência, no qual as atuais teorias orientavam o que fazer.

Hoje e muito mais no futuro o ambiente é de guerra. Está mais para Sun Tzu, autor do clássico livro “A arte da guerra”, do que para Michael Porter, o guru da estratégia empresarial.

Para as empresas competirem, terão de adotar a filosofia militar, e não mais as ensinadas nas escolas de negócios.

Os grandes players já a utilizam há algum tempo.

Um dos grandes desafios para atender a essa realidade é adequar a intelectualidade a qualquer situação, atacando ou defendendo, utilizados modos operantes da guerra. O objetivo é dar um xeque-mate.

Há possibilidade ainda de dividir território, ou melhor, mercado, mas até quando for interessante.

Muitos podem não aceitar porque “perdem facilmente a vista da floresta por causa das árvores”. 


Hélio MendesProfessor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão Quântica nas áreas privada e pública www.institutolatino.com.br


REVISTA DIÁRIACOLABORADORES

BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR

CIDADE, BELEZA, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO


- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas