OPINIÃO
OCIDENTE SAI DAS CORDAS
A avassaladora vitória de Donald Trump na corrida eleitoral dos EUA traz um sinal muito claro: a liberdade e a prosperidade prevalecerão no ocidente.
Sinaliza, ainda, que Breton Woods não será destruída, assim como o poder da democracia.
Trump venceu no voto popular, no colégio eleitoral, fez maioria no Senado e na Casa dos Representantes, revelando liderança que direcionou a nação ao resgate dos valores e princípios norte-americanos.
A população estadunidense percebeu a necessidade de recuperar conceitos que desde sempre fizeram parte de sua cidadania e se engajou na caminhada com a família, com o trabalho, com a segurança do cidadão comum, com a proteção da criança e com a liberdade de religião e de expressão.
Consequentemente, o povo americano promove o resgate da hegemonia dos EUA e um realinhamento no pensamento geopolítico global com inequívocos ganhos para a cidadania e para os valores que construíram a democracia.
Haverá, certamente, um freio de arrumação na nova ordem mundial, com uma profunda reavaliação das relações políticas e comerciais. Não há dúvida de que haverá uma mudança global com o resgate dos sonhos e da potencialidade de todo o ocidente.
As tendências atuais serão redirecionadas e novos cenários prósperos surgirão.