POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE CANDIDATURA
O maior desafio de uma campanha é criar um posicionamento estratégico, seja no campo empresarial ou político, ou seja, ter um posicionamento único dentro de uma competição. Normalmente, a ênfase é dada apenas em fazer a melhor comunicação.
Para ser sustentável, é preciso ter raízes fortes. Isso envolve considerar a cultura do eleitor ou do consumidor, não apenas seus hábitos, mas também sua história, tradições, o grupo social ao qual pertencem, e como a economia e a política local afetam suas vidas.
Além disso, é importante analisar como a arquitetura local reflete sua história de vida, quais mitos ou histórias locais eles conhecem e acreditam, o estilo musical que apreciam, qual é o lazer preferido e o que pretendem deixar como legado. Devemos entender o quanto a religião e os valores familiares são importantes no dia a dia, as perdas que a comunidade enfrentou, suas dores, e as demandas atuais, bem como as expectativas e sonhos que a comunidade acredita ser possível realizar nos próximos anos.
Quando não se tem um posicionamento estratégico, gasta-se mais, a campanha apresenta conteúdo insatisfatório e torna-se difícil criar um bom slogan, que é a síntese da campanha e a ponte entre o candidato e o eleitor. Existem inúmeros exemplos de campanhas malsucedidas, muitas delas prometendo mudanças sem especificar o que ou para onde mudar.
Criar um posicionamento estratégico não é fácil, e poucos têm conseguido porque isso depende de entender o que está além do que se vê, ultrapassando o mundo material. Estamos falando do imaginário coletivo que permite, em algumas situações, a transcendência, e que é transmitido de geração em geração.
Hélio Mendes é autor de “Planejamento Estratégico Reverso” e “Marketing Político Ético”. Ele atua como consultor de empresas e já foi secretário de planejamento e meio ambiente na cidade de Uberlândia/MG. Além disso, é palestrante em cursos de pós-graduação e na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, além de membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicada, em Brasília.
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