- PUBLICIDADE -

PREMISSAS PARA UM FUTURO NÃO PREVISÍVEL

- PUBLICIDADE -

EMPRESAS

GESTÃO QUÂNTICA

ARTIGO COM HÉLIO MENDES

Os estudos de cenários e as previsões econômicas erraram muito. E, com o grande avanço da tecnologia, temos um paradoxo: as previsões ficarão menos confiáveis.

Para tentar amenizar, com base em pesquisa e experiência, vamos correr o risco de propor algumas premissas – cientes de que, ao terminar de citá-las, já teremos uma visão de mundo diferente.

Sempre foi assim, sempre se pode defender uma versão sobre um fato, quando sempre há uma melhor – porque temos apenas uma versão da realidade.

Cabe aqui citar Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”. Este, a nosso ver, é o ponto de partida: para ter sucesso, temos que reconhecer o quanto somos pequenos.

A dimensão das nossas vidas e das empresas depende desse reconhecimento.

Nosso conhecimento e nossas ações são fruto de um pequeno aprendizado e crescem à medida que abrimos a nossa mente. Às vezes temos que mudar o modelo mental, a forma de pensar e agir, o que não é fácil, porque exige romper com tudo o que já fizemos e até com algo que ainda faz sucesso.

Para as organizações chegarem a um modelo de alta conectividade, é necessário eliminar barreiras internas e externas, físicas e mentais. Isso é possível, em grau ainda razoável, se os participantes reconhecerem que tais barreiras são criadas por suas próprias mentes.

Não há ainda como realizar essa prática com todos aqueles com quem a organização se relaciona, mas qualquer evolução nesta área aumenta a vantagem competitiva da empresa.

É prática hoje falar que “temos que pensar fora da caixa”. Gestão Quântica vai além: reconhece que não existe caixa ou, se existem, são criadas pela nossa mente, que é responsável por todos os modelos de negócios – ou melhor, não existem modelos, mas negócios.

Hélio MendesProfessor e consultor de Planejamento Estratégico e Gestão Quântica nas áreas privada e pública www.institutolatino.com.br[email protected]

REVISTA DIÁRIA

BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR

CIDADE, BELEZA, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO

[email protected]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas