- PUBLICIDADE -

QUARTA-FEIRA DE ALÍVIO PARCIAL NO BRASIL

- PUBLICIDADE -
OPINIÃO

Ontem, 30 de julho de 2025, o mercado brasileiro substituiu, mesmo que parcialmente, a expectativa sobre a imposição de tarifas, pelos EUA, sobre produtos nacionais, por um enorme alívio, pois o governo dos EUA definiu isenções, baseadas estritamente em indicadores econômicos e comerciais.

Com vigência a partir de 6 de agosto próximo, o governo dos EUA decretou ontem tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros, porém, ainda que sem qualquer negociação, isentou quase metade das exportações brasileiras, ou cerca de 700 itens de seu interesse, entre eles minério de ferro, suco de laranja, aço, petróleo e gás e aeronaves. Itens que estarão sujeitos à tarifa inicial de 10%.

Todos os produtos constantes da outra metade das exportações brasileiras estarão sujeitos a taxa adicional ad valorem de 40%, entre eles carne bovina, café, mangas e roupas.

Considerando que a isenção oferecida pelos EUA não foi objeto de negociação entre as partes, é possível que da mesma forma, a tarifa adicional imposta sobre metade das exportações brasileiras não seja objeto de negociação.

Significa dizer que a decisão está tomada, a medida implantada e não haverá qualquer negociação entre as partes sobre a imposição das tarifas, o que impacta fortemente os setores taxados.

O cenário é, portanto, de imensas dificuldades, com intensos reflexos econômicos, e, considerando as diferenças políticas entre as partes, o próximo passo à disposição é a ampliação do diálogo e do entendimento entre os estados, evitando escalada e conflitos desnecessários.

Participe do  Grupo de Whatsapp da Revista Diária, recebendo e enviando seus bons artigos e matérias veradeiras. Clique no Link para entrar no grupo: https://chat.whatsapp.com/LEpbmCGGiBwG4aozdEceor?mode=ac_t

REVISTA DIÁRIA | www.revistadiaria.com.br | contatorevistadiaria@gmail.com

SUGESTÃO DE LEITURA: https://revistadiaria.com.br/artigos-e-opiniao/dolar-o-icone-da-discordia/

DÓLAR, O ÍCONE DA DISCÓRDIA

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas