ROTEIRO PARA SER CANDIDATO A VEREADOR
O primeiro passo é conhecer e entender as atribuições do cargo para saber se irá sentir-se bem e útil, caso seja eleito, e refletir sobre o que está levando você a desejar ser candidato, os prós e os contras da atividade.
Analisar as possibilidades de ser eleito, avaliar onde e de quem poderá receber votos e por que, começando com familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, bairro, associação e igreja que frequenta.
Confrontar seu currículo e estilo de vida com a vereança: pode ser que não seja bom para uma das partes, isto é, não faça bem para sua vida ou você conclua que no momento não tem competência para a função. E talvez deverá preparar-se mais a fim de ser um bom vereador, caso falte algum pré-requisito.
Os recursos para uma campanha são algo difícil de dimensionar, até para quem já ocupa o cargo, porque cada eleição tem suas particularidades. Mas é possível estimar: o gasto será proporcional à sua história de vida – se foi presidente de um sindicato, pastor de uma grande igreja… todo trabalho prestado à comunidade tem um valor na hora de estimar o custo de uma campanha.
Quatro pontos estratégicos:
1 – ter uma boa proposta e traduzi-la em uma narrativa convincente;
2 – estabelecer o mapa dos votos: por onde você passará levando a sua mensagem, avaliando a possibilidade de número de votos;
3 – saber como pedir voto: é uma arte e um malabarismo, exige muita habilidade, trazendo muita alegria e decepções, por mais bem preparado que você esteja;
4 – escolher bem o partido: é fundamental, pois ele pode eleger muitos ou nenhum candidato.
A análise foi positiva? Inicia-se a parte prática: realizar uma pesquisa para embasar o Planejamento Estratégico Reverso da campanha, o qual orientará todas as atividades – a estrutura; a equipe necessária; o modelo de comunicação; o cronograma com objetivos, metas, ações; e o fluxo de caixa até o período pós-eleição.
Publicado por Hélio Mendes | Revista Diária
Hélio Mendes – Autor de Planejamento Estratégico Reverso e Marketing Político Ético, consultor de empresas, foi secretário na área de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Uberlândia/MG. Palestrante em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG. Membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de Brasília.