ROUBA MAS FAZ. E OS VALORES MORAIS?
Infelizmente nossa democracia carece de maturidade cívica e de um espírito crítico afiado. Sabemos que o voto é uma das bases da plena democracia. Mas será que esse voto é analisado de uma maneira crítica pelo nosso eleitor?
Se nossos eleitores tivessem plena consciência e serem apegado em valores como a honestidade, não precisaríamos da “LEI DA FICHA LIMPA”. Bastaria colocarmos em prática os verdadeiros valores morais e éticos.
A honestidade, a ética, o respeito ao outro, a humildade, a lealdade, a paciência, entre outros valores devem ser exercidos plenamente e valorizados.
A expressão “ROUBA MAS FAZ“, foi sacramentada no período onde o falecido Governador Adhemar de Barros apresentou esse estereótipo e representou muito bem seu papel de corrupto, sorrindo com dentes de chumbo.
Nosso jeitinho brasileiro se acomoda e tenta ser ético se justificando na história brasileira onde a corrupção sempre nadou em águas cristalinas. Não existe governo corrupto sem a anuência de uma sociedade que vota em candidatos corruptos. A corrupção é o pior dos “Seriais killer” e quem vota em candidatos de ficha suja, com processos condenatórios de corrupção está alimentando essa prática nefasta e criminosa.
O cidadão consciente, quando vai votar, basta olhar para sua família e lembrar que uma sociedade que almeja ser desenvolvida, justa e igualitária, começa pelo seu voto. Temos que valorizar a honestidade como um bem precioso.
Temos que valorizar candidatos que vivem o verdadeiro espírito público. O cidadão que diz que vai votar no que “ROUBA MAS FAZ” pode se considerar um criminoso, pois nesse cenário vai destruindo a legitimidade política, cria populações com pouca crença nos governantes e aumenta a desigualdade, a exclusão e a violência.
Deixo essa pergunta como reflexão: “QUEM SÃO OS VERDADEIROS CORRUPTOS”?
Pérsio Melem Isaac | Empresário, Cronista do Jornal O Imparcial, ex-diretor do DEPAR/FIESP, ex-Presidente do Tênis Clube, ex-Presidente do Esporte Clube Corinthians Prudentino, ex-presidente do Conselho Consultivo do SESI/SENAI e Músico (baterista).