- PUBLICIDADE -

Segurança nas escolas e creches é indispensável

- PUBLICIDADE -

 

A segurança nas escolas e creches é indispensável.
Os gestores públicos e privados precisam estar atentos a tudo.

 

Por Drykarretada. A notícia como deve ser.

Então…não é fácil quando se fala em segurança. Todos em sã consciência gostariam de ter uma segurança pública de excelência ou até mesmo uma segurança privada em seus estabelecimentos, sejam eles de comércios, educacionais e etc… mas infelizmente não é fácil.

Os políticos do Brasil só se expressam diante de desgraças e tragédias. Sejam naturais ou criminais e nada sai do papel.

Esse assassino dos anjinhos de Santa Catarina, nem solto deveria estar. Alguns crimes ele respondeu. Era pedido e foi preso. Estava solto por que? O JUIZ ou JUÍZA que o soltou, também tem culpa e ninguém fala nada.

O Estado através do Batalhão Escolar da Polícia Militar deveria sim se fazer presente mas se não chamar, ninguém é capaz de fazer uma ação de prevenção assim como os Bombeiros o fazem. Operações são sempre bem vindas. Ah e o efetivo das Polícias Militares para isso? Problema dos governadores. Não é tão difícil aumentar um efetivo.

Para isso funcionar não depende só das PMS. É todo um apanhado geral. É preciso mudar a maioridade penal. É preciso mudar o ECA. É preciso criar os novos códigos penais e processuais penais e fazê-los mais rígidos. Nada de remédios jurídicos. O que um código de 1940 e 1941 ainda faz no ordenamento jurídico? Não dá pra entender. A sociedade precisa fazer parte deste contexto.

Como fator primário, é preciso colocar portas giratórias, seguranças armados, funcionários atentos e preparados além de monitoramento. Enfim, de acordo com os detalhes abaixo do site Topdata entendemos que algo preciso ser feito.

Todos nós sabemos que a cada dia a situação tem ficado mais crítica em nosso país, o que torna indispensável o uso de medidas para manter a segurança nas escolas. Todo local onde existe um grande fluxo de pessoas está vulnerável a imprevistos, que podem comprometer a segurança do ambiente.

Um local extremamente vulnerável é a escola, pois têm uma grande concentração de crianças e adolescentes. Por isso, é necessário ter um cuidado dobrado, pois crianças são inocentes e tem facilidade em acreditar em estranhos.

Estudo com qualidade e segurança adequada é o mínimo que as crianças deveriam ter no nosso país, mas sabemos que essa não é a realidade. Infelizmente, nos deparamos todos os dias com situações de violência com crianças e adolescentes, e por isso, devemos ter medidas eficazes para melhorar a segurança nas escolas.

Abaixo listamos algumas dicas pra você, diretor, pedagogo ou professor, que se importa com sua escola e quer garantir a segurança para os seus alunos:

  • Tenha um portão com controle de acesso – O controle de acesso é uma medida de segurança que permite que o portão seja aberto apenas para pessoas autorizadas. Elas poderão realizar o acesso apenas se possuírem um cartão ou sua biometria cadastrados, portanto, necessitará de identificação prévia dos visitantes.

Esta medida pode auxiliar o responsável pelo portão a identificar possíveis problemas e evitar que uma invasão aconteça. Uma recomendação seria manter o portão aberto somente nos horários de pico, de entrada e saída da escola, pois há um grande fluxo de adultos próximos ao local. Neste caso, o portão com controle de acesso pode ser um ótimo aliado para proteção nos colégios.

  • Use catracas eletrônicas para controle de acesso – Mesmo em horários de pico, é possível que alguém tente invadir a escola, seguindo o fluxo da entrada sem ser reconhecido. Neste caso, o uso de catracas para controle de acesso próximo a portaria da escola pode evitar este acontecimento. Os alunos poderão entrar e sair da escola somente com um cartão ou com a própria biometria cadastrada. Isso impede que estranhos tentem enganar ou levar crianças alegando serem conhecidos, pois elas estarão protegidas do lado oposto da catraca.

Além disso, a entrada e saída das mesmas ficará registrada no software de controle de acesso, facilitando o controle da própria escola e dos pais. O uso de catracas para controle de acesso também ajuda a impedir que os alunos matem aula, pois o controle de registro da catraca proporciona maior confiança para os pais.

  • É indispensável ter um responsável para garantir a segurança dos alunos na entrada e na saída do colégio. Existem diversas situações que podem acontecer no dia-a-dia da escola. Alguém tentar levar um aluno sem autorização, ou um estudante tentar sair sozinho da escola. Em ambas as situações é preciso ter uma pessoa responsável para fiscalizar e interferir.

Por isso, é importante que um responsável esteja na entrada e saída da instituição, todos os dias. Isso evita tais acontecimentos e garante maior proteção a escola.

  • Utilize câmeras de segurança – As câmeras de segurança são muito importantes para fiscalizar a movimentação do ambiente e, caso algum imprevisto aconteça, para identificar os responsáveis e chamar a polícia. Nunca esqueça de que tratando de segurança, todo cuidado é pouco.

Portanto, oriente os pais de seus alunos sobre as medidas de segurança necessárias.

É importante lembrar que as medidas de segurança devem ser seguidas por todos! E que só terão a eficácia desejada caso sejam planejadas e executadas corretamente.

Drykarretada!

Fonte: https://www.drykarretada.com.br/noticias/diretodaredacao/1348536

Siga o Blog da DryKarretada https://www.drykarretada.com.br/inicial

 

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas